Ano novo: Um hermano, um Porto e a chuva

No primeiro dia do ano, estava em Teresópolis. Eu, minha esposa e nossa pequena, fomos passar o ano na casa do meu sogro. De antemão, combinei com meu novo colega e amigo de trabalho, o Jujuba, de tomarmos um bino na tarde do dia primeiro.
Por volta das 17h, as meninas dormiram e fui com meu Tikal Amorio 2007, que ganhei da minha deusa no dia dos namorados, para a casa do Jujuba, num outro pedaço da cidade.
Chegando lá, colocamos na geladeira pra dar um grau (a menos) e fui conhecer a casa e a esposa do Jujuba, que estava esperando o primeiro filho do casal. A simpática futura mamãe já estava àquela altura com um barrigão respeitável.
Malbecão do filho do Homem!
Abrimos então o Hermano. Escuro e cheiroso. Kung Fu com perseguição de carros estava por vir. Chegou em nossas taças com o tanino dando voadora em nossas gargantas. Corpulento que era, enchia a boca. O álcool sobrava um tanto.
Esse Malbec é feito pelo filho do grande Nicolás Catena, o Ernesto, que tem uma boa linha em mãos. Assim como sua irmã, a Laura, que elabora os ótimos Luca. O nosso foi melhorando conforme respirava em nossas taças. Harmonizamos com uns salgadinhos bacanas. Jujuba fez questão ainda que eu provasse seu puré de maça com cebola. O cara tem talento pra coisa. É concorrência pro Samurai.
Mas o melhor mesmo estava por vir. A grande surpresa. Terminada a garrafa do Tikal, Jujuba se levanta e diz: "você agora vai provar um Porto de 30 anos que eu trouxe de Portugal, quando visitamos a família da Patroa".

Opa! Bônus! Supercombo! O camarada tira da geladeira uma garrafa Pet de algo que corresponde à Fanta Laranja dos portugueses: "É que esse Porto não é vendido normalmente. Eles tiram direto da Barrica. Trouxemos 5 pets dessas!"
Infelizmente eu não fotografei. Mas não é difícil imaginar a situação. E o que é mais incrível é que o Porto da família é realmente um tirambasso! A cor mais clara, com muitos reflexos. Delicioso. Uma jóia guardada numa garrafa Pet. Dei uma boa baixa na reserva da família esse dia.

Parecia um bom começo de ano. Até então só havia motivos pra celebrações. 2011 chegando, Jujuba esperando seu primeiro filho (que nasceu nessa segunda agora! Dia 07/02), metas cumpridas, início de Folga e etc.
Naquele final de semana, porém, tivemos chuva todos os dias. Era o prenúncio de uma tragédia que viria alguns dias depois. No pedaço onde fica a casa do Jujuba por sorte nada ocorreu. Já na área do meu sogro houve destruição e vidas perdidas. Graças a ajuda dos vizinhos, ele se salvou.

Infelizmente a boa lembrança desse dia estará sempre vinculada e maculada pela desgraça que ocorreu em Teresópolis e parte da região serrana.

BK72

2 comentários:

doutor disse...

Avisa pro Jujuba que vc tem um irmão. E que, apesar de não gostar de purê de maçã, gosto muito de vinho do porto de garrafa Pet.

doutor

BK72 disse...

Temos que convidá-lo pra alguma degusta antes que essas garrafas pet partam para a reciclagem