O vinho do gelo canadense

E para celebrar o rompimento da barreira dos 10 mil acessos ao WineLeaks, resolvemos abrir um legítimo Ice Wine canadense.

Esse Rollingdale Pinot Gris Organic 2008, eu trouxe de Vancouver. Entrei numa Wine Store próxima ao meu hotel e perguntei para um atendente se eles tinham Ice Wines.
O Cara mandou um "Are you kidding me?" merecido, apontando para uma parede repleta de garrafinhas finas, dos mais variados tipos, com os mais variados preços. 

Esse que abrimos era um que o atendente me recomendou efusivamente. 47 dolares canadenses (uns 50 Obamas), Pinot Gris orgânico.
As garrafinhas dos Ice Wines não costumam variar de tamanho. São sempre essas pequenas e compridinhas de 200 ml. Perfeitas para um almoço em família. Servimos gelado, como recomendado pelo meu "sommelier" de Vancouver. É um vinho de sobremesa realmente diferente e surpreendente. Mesmo pra nós, que não somos grandes fãs de vinhos doces.
Pêssego, laranja e limão vêm à tona, num curto espaço de tempo na boca e no nariz. O grau alcóolico (apenas 11,3o.) e a forte densidade do caldo criam um impasse em nossas mentes.
Foi harmonizado com sorvetes, caldas e doce de leite uruguaio. Uma farra proibida aos diabéticos.
A garrafinha não durou muito. Diria até que, com tantas mulheres que haviam ao redor da mesa, não teria como ser diferente. Elas adoraram o IceWine! E o Doutor ainda deu seu veredicto: "melhor vinho de sobremesa que tomei".


Bem, se algumas vezes as altas expectativas nos derrubam o astral, é natural que em outras ocorra justamente o contrário.
E por fim, bateu até um arrependimento. Afinal, eu podia ter trazido mais garrafinhas dessas. Vivendo e aprendendo.

  B  K   7  2

4 comentários:

doutor disse...

Gostei muito dele. Agradável surpresa.

BK72 disse...

Pois é...
Quem sabe não volto ao Canadá em breve?

Eugênio Oliveira disse...

Bk72,

Que me desculpem os fãs de Sauterenes, mas em matéria de vinhos de sobremesa nada barra ice wine, principalmente os canadenses. Tente provar o ice wine Inniskillin vidal(canadense). E no Brasil tem vinícola fazendo até icewine e querendo dizer que é bom... (sou fã de vinhos Brasileiros, mas não dá para fazer de tudo por aqui)

Abraço

BK72 disse...

Eugênio,

Só provei um de cada. E dentro dessa limitada experiência que tive, concordo com você.
Eu trouxe outra garrafinha de Icewine, que não lembro o nome, para o meu amigo samurai. Se ele for meu amigo mesmo, vai me chamar quando abri-la!

Esse da Pericó, por 180 Dilmas, não tem a menor chance de pintar por aqui.

Abraços e obrigado pelo comentário