Festa de Família


Motivos não faltavam. Pra começar, há poucos dias foram completados 41 anos deste enoescriba. E pra continuar, Doutor e Polaco tinham acabado de voltar de Mendoza. 
Parti com as princesas pra casa do Polaco com uma garrafa pra abrir os trabalhos em grande estilo. Mas grande estilo meeesmo! Champagne Monopole Brut Blue Top da Heidsieck. Afinal, eu sabia que beberia muito bem por lá e, além disso, não voltaria pra casa de mãos abanando.
E esse champagne é bem bala! Essa garrafa veio de um "arranjado" que ocorreu por conta do casamento de Miss Bella. Aproveitei a negociata do sogro da noiva, que ofereceu esse champagne no casamento, e compramos algumas pro QG. Perlage finíssima e sem miséria nenhuma, além de cremoso toda vida. Esse aí é pura alegria. Clássico!

Partimos então para uma supernovidade trazida por nossa dupla diretamente do enoparaíso dos hermanos: Catena Red Blend Nicasia vineyards 2011. Um Cabernet franc (90%), arredondado com merlot (7%) e petit verdot (3%). Foi pro decanter. O aroma impressionava conforme eu despejava o líquido, até delicado pros padrões hermanos, nas paredes da jarra. Coisa de top esse nariz. Uma fruta classuda, imponente e elegante ao mesmo tempo. Amora, framboesa, ameixa, violeta? Sei lá... Por aí. Corpo mediano, saboroso e singular. Parece um elo perdido entre o novo e o velho mundo. Seria essa a intenção do enólogo?
O vinhedo Nicasia é famoso pelo seu D.V. Malbec. Bicho papão de notas altas, bem caro e já degustado aqui. Esse Red Blend parece ser algo destinado ao mercado argentino. Dificilmente chegará por aqui pela Mistral, importadora oficial dos Catenas. Uma pena...
 

Polaco, que anda mesmo impressionado é com os uruguaios ultimamente, saca da adega esse Dom Pascual Roble Merlot 2007. Já estava por lá há um bom tempo. Cor atijolada nas bordas demonstrando uma evolução. Esse era o clichê que estávamos torcendo pra que fosse verdade. Doutor não tava levando fé... Mas o merlot uruguaio tava bem redondo! E foi melhorando ainda mais nas taças. Uma bela surpresa que corrobora com aquela idéia de que o vinho uruguaio é bom de guarda. Mesmo um Merlot. Chegou junto do argentino. Muito bom!

Agora estamos armados com boa munição sul-americana. Espero que virem posts em breve. Vamos ver se o Doutor se anima e relata essa viagem aqui.

B  K    7            2

Nenhum comentário: