Europa 3 x 1 América do Sul

General resolveu chamar uns amigos para uma reunião em seu Flat. Como já fazia um bom tempo que não bebia um vinho, talvez umas 24 horas, decidiu que a reunião seria uma degusta. Viva!
Éramos quatro garrafas. Eu, pra não fazer feio, levei esse Ysern Cabernet Cabernet, que nem chega por aqui. O Doutor que me trouxe de presente do Uruguai essa garrafa enfeitada. General adquiriu esse toscanão junto com aquele Brunello da Camigliano, na Cadeg. Rafael, um amigo do General, levou o Cartuxa Tinto Colheita. E o enigmático AK levou esse francês, La Taladette, do Rhône. 
De início éramos somente três. Só poderíamos contar com a presença de AK depois do "Boa Noite" de William Bonner.
Compramos uma Pizza, que deu certinho com o Poderuccio. Enquanto isso, o Uruguaio era amansado no Decanter e o Cartuxinha aguardava sua vez resfriando no gelo. Guardamos um tantinho do bom italiano para o AK e partimos para o portuga. E ele estava bala! Excelente! Uma belíssima surpresa. De nariz intenso e delicioso na boca, estava redondasso. A sensação que nos dava era a de que o vinho foi aberto no tempo exato. Foi o melhor da noite.
Eis que chega o AK, com esse Rhone trazido de última hora do Zona Sul. Outra boa surpresa. Basta dizer que depois desse dia, já bebi umas 5 vezes esse vinho. Um aroma floral bem interessante e com boa intensidade nos arrebatou. Uns pães e frios já estavam nos acompanhando a essa altura.
Era chegada a hora do uruguaio enfeitado, que deixamos como responsável pelo fechamento da noite. Infelizmente tivemos com esse vinho uma sensação inversamente proporcional à que tivemos com o Cartuxa. O vinho estava novo. Fora de tempo. Nasceu pra morar numa adega esse aí (Será que é por isso que já vem com agasalho?). Não chegou a desagradar, mas nos decepcionou no contexto. Tudo bem. Nosso saldo final foi positivo.

Essa noite ocorreu em meados de 2010.

BK7   2

Vinhos:
Poderuccio Camigliano 2008
Cartuxa tinto colheita 2005
Côtes du Rhône La Taladette, Gabriel Liogier. 2009
Ysern Blend of Regions, Cabernet Cabernet  2004

2 comentários:

doutor disse...

Da próxima vez te trago um sangue de boi, seu mal agradecido.

Anônimo disse...

Rsrsrs.


"Wineleaks! Compromisso com a verdade!"

Doa a quem doer

BK