Pizzas com um italiano e um chileno

General veio aqui em casa para tomar uns binos e comer umas pizzas. Já tava com a idéia de abrir esse italiano comprado no FreeShop (U$20,00), que é o primo pobre do Barolo que haviamos tomado dias antes. Fiz as pizzas simples, de tomate com manjericão e parmesão. O Sovrana 2008 no nariz lembra o primo rico. Aquele capim molhado de leve e alguma fruta. Na boca estava macio. Achei que poderia estar novo pra abrir, mas não. Estava bem gostoso e deitou e rolou com a pizza.
Abrimos então o Orzada Carmenere 2006. O General tem uma queda, assim como eu, por essa uva. Não vou contar aqui a história da Carmeneré pois ela está contada aos montes pela internet. A verdade é que até pra leigos, como eu e o General, essa uva é facil de ser reconhecida. Vamos dizer que, numa degustação às cegas, essa uva talvez conseguissemos identificar numa taça.
Voltando ao vinho, estava rasgadaço na primeira taça. Era o próprio Bruce Lee engarrafado. Decantamos aerando, mas não demos tempo ao vinho, pois ele já nos agradava. Enfim, na última taça, ele tava redondo e no ponto. A conclusão é que dava pra guardar mais um aninho pelo menos. Apesar de que eu havia tomado o 2005 há uns meses atrás com Samurai, sem decantar, e os taninos machucavam, deixando o vinho prejudicado. O 2006 então, é melhor que o 2005, a famosa safra chilena? Não sei. O que posso afirmar é que o decanter fez a diferença. Por isso, tenha um sempre por perto. O meu é de vidro fino mesmo, comprado numa promoção num mercado, por R$29,00. Já se pagou faz tempo.

BK72

Nenhum comentário: