Yarden Mount Hermon 2009: Shalom!

Eu já estava há muito querendo provar um vinho "Kosher". E esse Yarden, dentro das nossas possibilidades e de acordo com as boas referências, era o alvo principal. Achei-o na Lidador do Botafogo "escada" Shopping. E descobri que agora ele está sendo comercializado pelo Zona Sul, que vende a safra 2010 por 79 pratas. Logo, fiz um negócio que qualquer judeu ficaria com inveja, pois adquiri esse Yarden Mount Hermon 2009 por 65 Dilmas.
E fui degustá-lo com dois colegas judeus que são também enófilos. O já conhecido Jujuba, parceiro de algumas roubadas, e o "Bin Laden". Coitado... Juro que esse apelido não é de minha autoria. Mas a barba protuberante e o fato de ser um judeu mais engajado, fizeram com que fosse inevitável. Coisa de carioca, certamente.
O vinho é um corte de Cabernets (sauvignon e franc), malbec e petit verdot.Com 14% de álcool, possui uma cor mais translúcida de tons avermelhados, lembrando mais um estilo velho mundo. Bons aromas, comportados, que agradam já de início e evoluem um pouquinho com o tempo de respiro. Na boca é bem gostoso. Leve e equilibrado. Nada fora de lugar. Esse 2009 tá redondinho.
Os judeus aprovaram com veemência. Mas sem surpresas, pois segundo eles, não apenas os vinhos, mas qualquer produto Kosher (manuseado apenas por judeus na elaboração) segue uma série de regras rígidas e geralmente por isso possui uma qualidade garantida. Só pra constar, a parte de cima da rolha é protegida por uma tampinha roxa, abolindo o lacre e permitindo a visualização da rolha através da garrafa.

Ontem mesmo comprei uma garrafa do 2010 na nova loja do Lidador, no Rio Sul (a do "Escada" Shopping fechou), ainda por 65 Dilmas. Vai ficar um ano na masmorra sob rígidos cuidados e sequer será manuseada até lá.

B  K    7     2

2 comentários:

Leigo Vinho disse...

Essa masmorra parece ser bem grande, hein?
Imagino as belezuras que ela abriga...

BK72 disse...

Naaa...
Olha, assim como o polaco, eu tenho uma adeguinha e uma "assadeira". Ambas mais humildes que as dele. Cabem umas 24 garrafas cada. A climatizada procuro manter sempre cheia. E a assadeira sempre tem um espaço sobrando.
A climatizada virou assadeira há uns meses atrás. Mas tomei vergonha e comprei um estabilizador. Recomendo.

O que tem de melhor, lá embaixo, é um Cobos Bramare, um Epu 2008, um Barolo, um Amarone, um chateuneuf e mais uns 3 ou 4 bacaninhas.
A sua tenho certeza que tá mais bem provida.

Abs