Cadus Syrah 2003. POW! PAFF! BANG! KABUUMM!!!

Garrafa de Dinamite da safra 2003
Tudo indicava que era o momento de abrirmos esse camarada. Um Syrah bamba do novo mundo, de vinhedo único, que trazia no contra-rótulo da garrafa a recomendação de consumo entre 2007 e 2013. Beleza. Já estava com essa garrafa na masmorra há algum tempo. Foi presente do Doutor.
Decantamos a criança, obviamente, repousando o decanter num balde de gelo. Mas, a fera tinha nada menos do que 15,5o. de álcool em suas entranhas! Teríamos Kung Fu com tiroteio e explosões garantidos. Que vieram à tona no primeiro gole desse hermano parrudo.
Não há como lançar um daqueles enoclichés do tipo: "apesar dos 15,5o., o álcool era imperceptivel". Pelo contrário! Era impossível não percebê-lo. Isso fez com que esquecêssemos por um momento das muitas qualidades que esse Cadus Syrah 2003 possui.

No nariz, muitas das frutas vermelhas conhecidas e o tostado da madeira disputavam espaço com o álcool como numa perseguição de carros. Na boca é um torpedo suculento e saboroso de fruta madura e intensa. Um leve amargor dava a sensação de que seu momento perfeito ainda não era aquele, ao contrário do que sugere a vinícola. Acho que em 2013, talvez, completando 10 anos, esse cara vire um faixa-preta.

Tudo bem. Mesmo assim ele agradou bastante. Temos sempre tentado abrir as garrafas bacanudas em seu tempo. Assim, exercitamos nossa paciência e damos mais valor tanto ao vinho quanto ao momento em que vamos abri-lo.

 
Vale a pena.
 
BK 72


5 comentários:

General disse...

Syrahzão 2003 a 15,5%? Minha nossa! Sabe que bebi um bino com umas características parecidas com esse há pouco tempo? Vou acabar postando, porque sempre que leio esse post penso nele.

Lembras há quanto tempo esse danado estava na masmorra? Devia estar bem bala!

Leigo Vinho disse...

Eu bem gosto dum kung fuzinho, menos quando é com alcool, pq acho que apaga demais as outras características.
Mas Syrah e ainda com 15,5, não tinha como escapar, né?
Abs

BK72 disse...

General, eu acho que ficou por volta de um ano comigo. Não tenho certeza...

Leigo, concordo inteiramente com vc.

Abs

Anônimo disse...

Depois de decantar, deixei o Cadus Syrah 2003 respirar por umas duas horas e o vinho melhorou muuuuito. Com queijo da Serra das estrelas, foi muito bem meeeesmo...

BK72 disse...

Valeu, anônimo...

Sem dúvida que é um belo vinho.
Há que se cuidar apenas com a temperatura e o respiro.

E respirando por duas horas, a criança já fica mais mansa, não é?

Abs e fique sempre a vontade por aqui.