Invadindo a Austrália - Parte 4: Fish Market e as primeiras garrafas tombadas


Conforme dito no post anterior, hoje vou mostrar de forma sucinta o uso em situações reais das garrafas adquiridas na Audrey Wilkinson.
 
A primeira a tombar foi a Winemakers Selection 2009 Merlot Cabernet. Havíamos voltado de Hunter e o cardápio era um ravióli de carne e molho leve. O Merlot saiu das vinhas de McLaren Vale (região produtora que fica a 35km de Adelaide) e o Cabernet, de vinhas da Audrey Wilkinson de mais de 40 anos de Hunter mesmo. Então, tínhamos ali frutas vermelhas escuras, chocolate, taninos finos e alguma madeira - vinda de 15 meses de barricas novas de carvalho francês. Vinho honesto por AUS$22.
A segunda foi guardada para uma visita ao Sydney Fish Market. É um pequeno complexo aberto pelo governo em 1945, que é particular desde 1994. Fica em Pyrmont, a 2km do centro da cidade.

Com muitas lojas, todas arrumadas, limpas e organizadas, parece um shopping center de frutos do mar. E algumas delas tem uma cozinha à parte pro visitante provar ali mesmo o produto que vai levar mais tarde. A variedade tanto de produtos quanto de pratos à disposição é grande o suficiente pra deixar o turista incauto cheio de dúvidas. São camarões de todos os tipos e tamanhos, caranguejos vindos de toda parte, inclusive o caro King Crab, uma grande variedade de ostras, peixes frescos de espécies e tamanhos diferentes, lagostas e lagostins, polvos e lulas, salmão e atum já cortados em postas, filés ou sashimi, e frutos menos comuns no Brasil, como o abalone.
A melhor opção é escolher um prato e pensar no que levar enquanto saboreia um produto muito fresco e um bom vinho trazido de casa. Aqui, é o que eles chamam pela sigla "BYO" (Bring Your Own).

Terminei minha lagosta recheada com queijo gratinado e salada a tempo de acompanhar a degustação de 3 tipos de ostras que meus amigos improvisaram. Nessa situação, o 2009 Winemakers Selection Semillon caiu como uma luva. Muito claro, muito leve e cítrico, casou perfeitamente com as ostras. Esse custou AUS$20. 
 
O Sydney Fish Market é um programa que não pode faltar no roteiro de turistas, nem dos locais que curtem frutos do mar. Traga sua garrafa de casa e vá embora um pouquinho mais otimista. 

Foi assim que saímos.


General

3 comentários:

BK72 disse...

Rapaz, que fotos essas do mercado!

King Krab por 60 doletas ostralhanas. Tenho que pesquisar pra ver quanto custa por aqui.

E lagosta recheada com queijo gratinado... Isso devia estar muito ruim.

Mande mais posts!!!
Abs

General disse...

BK, vi o King Crab no Brasil por 250 dilmas o kilo, mas num blog de 2008. Será que ainda é tão caro? Dizem que as patas são a parte mais nobre.

Os camarões, posso garantir que eram colossais! E embora a doleta ostralhana seja bem mais cara que a nossa dilma, frutos do mar e bons vinhos ainda ganham na comparação.

Tá vendo como é bom estar entre os países que mais cobram impostos no mundo? Se não fosse por isso, jamais acharíamos nada barato ao viajar pro exterior, mesmo num país bem mais caro! Não é muita sorte?

Leigo Vinho disse...

Rapaz, que inveja...