Septima Gran Reserva 2008

Este post escrevo como parte do intercâmbio inter-blogs Leigo Vinho-Wineleaks.
Estava na dúvida sobre o que degustar, para não fazer feio, uma vez que o post do General me deixou com obrigação de apresentar um vinho de nível.
Então me ocorreu de provar um vinho que parece ser muito apreciado aqui pelas bandas do Wineleaks.
  
E, de fato, a turma parece entender de vinho. O vinho é bão mesmo. Garrafa grandona e imponente, pesada. Rolha enorme, personalizada.
Cor rubi escura, com tendência ao púrpura. Denso na taça.
No nariz o primeiro ataque é frutado. Com aeração, surgem tabaco, tostado e, obviamente, madeira. Mas sem excessos comuns aos hermanos.
Na boca, continua fazendo bonito, bem equilibrado, com taninos potentes, porém classudos. Acidez correta (pouco comum para vinhos mendocinos, que costumam ser pouco ácidos). Álcool presente, mas sem atropelos.
Final longo, delicioso.
O vinho apresenta o que os hermanos tem de melhor e sem exagerar.
Acho que em alguns poucos anos deva atingir seu auge.
Em viagem recente a Mendoza, tivemos oportunidade de passar na porta da Bodega Septima, mas não visitamos. Depois desse vinho já tenho uma boa razão para fazer a visita.
Classificação Leigo Vinho: muito bom.


FICHA
Produtor: Bodega Septima
Tipo: Tinto - Assemblage
Região: Valle de Uco
País: Argentina
Uvas: Malbec(55%), Cabernet Sauvingon(35%) e Tannat(10%).
Graduação Alcoólica: 14.5%
Temperatura de Serviço: 16º-18oC
Envelhecimento: 14 meses em barricas de carvalho francês de 1º, 2º e 3º uso.
Diretrizes Enogastronômicas: Cordeiros assados, queijos maduros, carnes de caça e molhos fortes.
Safra: 2008
Estimativa de Guarda: 10 anos
Avaliações: Wine Spectator - 89

Leigo Vinho

3 comentários:

BK72 disse...

Leigo,
Por incrível que pareça, acabei de voltar de uma verticalzinha do Septima GR (06,07 e 08) na casa do Polaco.

Provavelmente vai virar post. Quando eu me reestabelecer.

Seu post ficou ótimo. Tô devendo o meu lá.
Abs

Leigo Vinho disse...

Tô no aguardo.

General disse...

Post de nível é assim: completão, cheio de detalhes. Pelo menos vamos aprendendo a ter um pouco de classe.

Ultimamente, com o 0-Berto e esse do LV no intercâmbio, acabamos passando uma impressão formidável pra quem chega!

Obrigado, LV!