Sob a inveja da Toscana

Dia desses eu estava bebendo (vinho, claro) e comecei a imaginar como teria sido a conversa desses dois amigos de São Lourenço: 
   
-Rapaz, preciso falar contigo. Eu queria saber se você se incomodaria se eu escrevesse sobre minha viagem à Toscana lá no blog daqueles malucos;
-Uai! Mas porque vc não escreve no meu, ou melhor, no nosso Blog? Eu já te pedi um milhão de vezes pra você escrever um post!
-sei lá, uai... Mas, por alguma razão, eu acho que os relatos que vou fazer cabem ali. Claro que não é nada contra você, que é meu grande amigo. Eu nem conheço esses caras, veja só... E então, você se incomoda?
-Claro que não! Seu ingrato! 

Bem, provavelmente não foi assim. E nem das várias outras maneiras que eu, mareado, comecei a especular. O fato é que, lisongeado e agradecido que estava com a série de posts do 0-Berto, resolvi que deveria homenageá-lo, pois ele foi o grande catalizador dessa empatia e do intercâmbio virtual que nasceu entre o Leigo Vinho e o WineLeaks.
Pensando nisso, fui atrás de um Toscano pra comprar, beber e postar. Não poderia ser do nível dos que o 0-Berto provou, devido ao custo Brasil. Mas também não poderia ser um "tosqueira", e sim, um toscano. Afinal, essa homenagem também seria uma forma de aplacar a inveja que seus posts me causaram.
Achei então esse cara aí na Grand Cru. O Rubio 2009. Antes de comprar, uma pesquisa rápida na winemag pra saber se o que eu estava pagando era apenas o absurdo ao qual já estamos acostumados ou se era algo surreal. 16 Obamas lá, 59 Dilmas aqui. Pros padrões da Grand Cru, esses 2x e uns trocados até passam.

Cheguei em casa e comecei o velho ritual. Saca-rolhas, aerador, decanter... Taça grande! Fiz a primeira prova sem demora, só pra matar a enoabstinência. Os aromas não eram explosivos. Faltava um respiro, claro. O álcool disse "Olá" mesmo com o líquido estando ao redor dos 15 graus. Um pequeno problema que, cá entre nós, já não aborrece tanto esse novomundista acostumado com alguns sulamericanos de má formação. Na boca, os taninos rascantes e o álcool sobrando fizeram com que esse primeiro gole, sempre redentor depois de um dia de trabalho, viesse com um aviso: "Aspettare!" Não estávamos prontos.

Depois de muito respirar pra que a calma e o controle invadissem seu corpo, tal como um ser humano que acabou de sair de uma clausura, o vinho caiu em si e mostrou um pouco de equilíbrio, após aquele Kung Fu desordenado. E com ele, veio um pouco mais de prazer. Uma cerejinha chegando com pimenta no nariz. Os taninos já tinham se transformado em leões de chácara educados e gentis. Minha garganta e boca também já estavam entrando em sintonia com o caldo. Ummm... A Toscana descrita pelo 0-Berto, por um instante, num breve arrepio, me disse bem baixinho: "venire, venire!"

  
Wow! Que perigo! Numa dessas a gente acaba indo. E quem sou eu, ainda, pra pensar numa coisa dessas? 


                              K                            2
                         B                            7                                                                                                    

6 comentários:

General disse...

É, BK, esses posts do 0-Berto deixaram muita gente com inveja.

No fim de semana fui a um bar de vinhos no centro de Pequim, louco pra beber um toscano também, mas o custo China faz o vinho custar mais de 3 vezes o preço original. Isso somado ao calor do verão me desanimou.

Acabei num branco chileno que não estava nenhuma magavia, só estava fresquinho. E com ainda mais inveja do 0-Berto.

Se bem que o LV já tá quase arrumando as malas, né? Tô morrendo de curiosidade pra saber quais as 16 garrafas que ele vai trazer!

0-Berto disse...

É Bk,você e General estão me supervalorizando.Claro que foi a melhor viagem de minha vida,mas posso dizer que é algo possível para todos nós.Portanto não precisa causar inveja a ninguém...apenas desejo e vontade de ir.

Quanto ao dialogo de São Lourenço cada um pode imaginar o que foi dito de ambos oa lados, mas posso adiantar que não houve dialogo nenhum.Só aceitei por achar que fosse um desafio de sua parte.

Seu post estava ótimo.Estou cada vez mais admirando os grandes vinhos italianos.Continuo comprando-os por aqui,apesar do preçoelevado.

LV tem obrigação de trazer vinhos ainda melhores que os que eu trouxe.Além de seu exelente gosto e conhecimento de vinhos ainda pode contar com minha ajuda(esta ajuda é brincadeira, êle não precisa disso).

Abs.

Leigo Vinho disse...

Este post tá demais, bem estilão WL.
É por isso que o 0-Berto não anima de escrever em qualquer blog, só no WL.
Não deixa de ter razão.
Mas acho que ele devia criar o seu próprio, já que cada um tem seu estilo.
O BK e o General é que estão bem alinhados.
Além disso seria mais um blog pra gente peruar.

Abs

0-Berto disse...

Novamente meu grande amigo LV volta com os ciumes.Já te disse que ao terminar a Toscana estarei contigo.

Espero que WL não me recrimine tanto quanto você,ao iniciar algum relato para o LV. Isto se você ainda me aceitar.

Em um dos comentários de post do WL,me parece que foi do Doutor.Ao ser cobrado para fazer um blog ele diz:quando souber farei.Torno minha suas palavras.

Abs

General disse...

0-Berto, se você não sabe escrever, então ninguém sabe!

Eu ainda estou relendo e relendo, e continuo com a mesma crítica: está muito rápido! Queria mais detalhes de tudo!

Quanto à inveja, é admiração: acho que todo mundo ficou impressionado com as suas experiências. Imagine se nunca tivesse escrito! Tá louco! Ia privar a turma dos seus textos!

Releio os posts sem parar, como quando a gente bebe um bom vinho e quase torce a garrafa pra tirar até a última gota! hehe!

BK72 disse...

0-Berto,

Os posts foram ótimos mesmo. Agradecemos e esperamos que vc não pare com os relatos e continue mandando bala. Seja aqui, seja no LV ou onde for.

A propósito,
Amanhã subo o post do Leigo aqui. Muito bom. Polaco vai gostar!
E ficarei devendo o meu lá. Tenho que me preparar pra não fazer feio na casa dos outros.

Abs