Sob o sol da Toscana - Final

Hora de partir em direção à Siena, outra belíssima cidade. Antes, fizemos um desvio para passarmos em Monteriggione, uma cidade castelo. Minúscula, medieval e toda murada. Gasta-se menos de 5 minutos a pé para ser atravessada de portal a portal. Linda.! Depois passamos em  San Gimignano. Com 7.000 habitantes, é mais uma cidade medieval encravada no alto de uma colina, cercada totalmente por muros. Esta é a cidade das torres. Hoje só tem 14, mas já teve 72.
Patrimônio mundial da Unesco, turismo intenso, comércio próspero e a Gelateria di Piazza. Sorveteria que ganhou prêmio de melhor do mundo nos últimos 2 anos. Óbvio que experimentamos. Também tem seu vinho próprio que é o Vernaccia di San Gimignano, só  branco. Trouxe duas garrafas, além de tomar uma taça in loco, no museu do vinho. Não podia tomar mais, pois o carro estava sob meus cuidados.
Na chegada em Siena, cidade de 52.000 habitantes, o GPS nos deu um baile, pois insistia que entrássemos no Centro Antigo pela  contra-mão.
Depois de três tentativas frustradas e mais de uma hora perdida, conseguimos nosso objetivo. Fomos conhecer a Catedral, mas infelizmente já  estava fechada. Então fomos jantar na Piazza Del Campo e aí tomamos um Chianti. Que lugar maravilhoso! Na volta para o hotel, sem mapa, nos perdemos. Valeu. Com isso andamos por todo o Centro Antigo, que é muito interessante. A noite fomos na  Enoteca Italiana, com mais de 1.000 rótulos à venda, além de servirem também em taças. Tomamos duas taças de Brunellos diferentes cada um e ainda compramos um outro Brunello, o Camigliano, para trazermos. Em frente havia uma discoteca que estava bombando.
No outro dia de manhã fomos em direção à bela Florença. Coisa de uma hora de viagem. Isso para quem tem pressa. Não era o nosso caso. Portanto, conseguimos fazer o trajeto em  9 hs.   Tínhamos hora para entregar o carro. Eita, carro... Sempre ele. Se não, gastaríamos 12hs, ou mais, quem sabe? Escolhemos a estrada do Chianti. Que maravilha!!!
Paramos em Radda di Chianti e Greve di Chianti, além de alguns desvios e entradas em vilarejos simpáticos e pequeninos. E muitos e muitos vinhedos.
Em Greve, compramos na feira de rua um presunto de Parma, cortado na hora do próprio  pernil do porco (DELICIOSO), um Chianti e fizemos a festa num banco de jardim. Algo como os farofeiros fazem. Tinha mais dois casais fazendo o mesmo.
Lá tem uma Enoteca, a Unione Produtori Vini Del Chianti, que vende vinho em maquina self-service. Mais de 100 rótulos com preços diversos que variavam de quarenta centavos a seis Euros. Tomamos quinze Euros em taças e compramos duas garrafas de Chianti. Imperdível  pra quem passar por essas bandas. Era sábado e estava tendo uma grandiosa feira de flores, muito bonita.
Chegamos em Florença e fomos jantar no La Lampara, mas antes, passamos pelo maravilhoso rio Arno e suas famosas pontes.
Então comemos uma bisteca Fiorentina de 800 gramas para dois. Foi a conta. Tomamos mais um Chianti e para terminar um delicioso Limoncelo. Fomos dormir cedo. No outro dia partiríamos de trem para Milão onde pegaríamos um Avião para a Turquia.

Agradeço ao BK, ao General e ao Leigo pelo incentivo e pela força que me deram para escrever estes 4 post.

0-Berto

3 comentários:

BK72 disse...

Parabéns, 0-Berto, por ter fechado com chave de ouro cravejada com diamantes essa bela série sobre a Toscana.

Nós que, muito humildemente, lhe agradecemos por compartilhar aqui suas aventuras.

E realmente, esperamos que vc não pare e que tenha tomado gosto.

Abs
BK

Leigo Vinho disse...

Parabens ao 0-Berto e ao pessoal do WL pela série.
Vcs são parceiros.
Continuaremos seguindo juntos na estrada do vinho, sempre compartilhando nossas experiencias.

Abs

General disse...

S E N S A C I O N A L !!!

Caramba, 0-Berto! Que aventuras magníficas! Dos nomes dos lugares, cidades, povoados e restaurantes e cantinas aos pratos e vinhos, que coisa rica!

Cada post seu aqui é uma sensação! Releio muitas vezes, volto, imagino o dia, o clima, as conversas sem pressa em volta da mesa.

E cada um dos seus posts me deu a impressão de que os posts são muito, muito curtos! Dá vontade de ver os álbuns de fotos, de ouvir vc ao explicando os detalhes.

Muito obrigado! Como disse o BK, tomara que tenha tomado gosto, pq nós tomamos gosto pelos seus posts!

'brigado também, LV! Vamos fazer essa parceria durar! (se bem que você tá cada vez menos L!)