Verticalizando: Septima Grand Reserva!

Acho que nenhum outro vinho se encaixaria melhor em nossa primeira degusta vertical do que o nosso querido Septima Gran Reserva.
As razões são muitas. É um de nossos vinhos favoritos aqui. Uma descoberta do grande Polaco, seu entusiasta maior. Em matéria de C/B e relação preço original x custo Brasil, é um grande achado (se comprado na Cadeg). Mas a principal razão para fazermos essa vertical é que tínhamos todas as 3 safras produzidas até então. Todas, claro, com o Polaco, que mais uma vez, foi nosso anfitrião.



Três garrafas, três decantadores e várias taças. Éramos eu, DoutorSamurai com sua filha e uma amiga e o Polaco com sua esposa. Abrimos os trabalhos com o badalado espumante nacional Casa Valduga 130 Brut. Outro que, comprado na Cadeg, vira fácil um artilheiro do time do custo-benefício.
Mas vamos logo aos principais. Poucas são as diferenças entre as 3 garrafas lançadas. Todas pesadíssimas e bem escuras. Nota-se portanto, uma intenção de deixar claro que o Septima Gran Reserva é um vinho não apenas para consumo imediato, mas também um vinho longevo.
O 2006 estava um tiro. Uma bala de bazuca viva que poderia percorrer ainda muitos quilômetros. Mas era disparado o melhor, mais redondo em boca e o que mais nos encantou. Taninos já comportados e educados e fruta deliciosamente bem integrada à madeira.
O 2007 encanta pela intensidade dos aromas. Ameixa, cereja e as demais frutas vermelhas na comissão de frente. Fundo de taça com baunilha bem marcada. Ah, se eu ainda tivesse pelo menos uma garrafa desse cara eu juro que tentaria guardá-la por pelo menos 5 anos.
O 2008, já avaliado aqui pelo nosso grande colega Leigo Vinho, certamente pode esperar bem mais tempo. Já entrega um ótimo material, claro. Mas quem souber esperar alguns anos poderá desfrutar do seu melhor. Desse eu ainda tenho quatro garrafas guardadas e pretendo abrir uma por ano.

Logo, é bem provável que esse vinho continue sendo figurinha fácil aqui no WineLeaks.

     B            K               7              2


2 comentários:

Leigo Vinho disse...

Grande post.
Voltou com a corda toda.

Tive a mesma impressão do 2008.
Esse caldo aí vale guardar.

Aguardo os posts do Tio Sam.

Eu ando meio sem tempo para postar, com trabalho acumulado e a acumular por conta da viagem p/ Italia.

Abs

BK72 disse...

Leigo,

Espero que tragas ótimos posts de lá.
Com toda a experiência acumulada pelo 0-Berto, será fácil.

Boa viagem e divirta-se.

Abs