Enquanto há vida, há esperança


Desde o passeio à muralha não provávamos alguma coisa diferente. Estávamos entre o Caliterra Estate Grown Carménère 2008, que é uma das nossas opções de dia-a-dia e a esperança de achar alguma coisa bacana nos mercados do centro da cidade.
As fotos (de celular, perdão) são do Caliterra Merlot Reserva 2006, que acabou atravessando no kung fu. Muito álcool (14,5%!!!), madeira, ameixa. Não entrou pro cotidiano.
Já o Caliterra Carménère 2008 é um vinho honestinho, que não surpreende nem decepciona (pela faixa de preço). Gostosinho, fácil, acompanha bem aquele jantar de terça sem muito esforço, bastando uma respiradinha pra aliviar os 13,5% que vem debaixo do capô. E é uma das melhores opções de dia-a-dia que achamos. Está por volta de 26 reais e não é encontrado em qualquer supermercado, vejam bem!
E bem quando a esperança já estava quase morrendo, a patroa achou, pela internet, um promissor bar de vinhos em Sanlitun, o coração da vida noturna de Pequim. Depois de um ótimo jantar no Alameda, restaurante de cozinha contemporânea onde trabalha o incansável e bem-humorado chef Thomazini, fomos com nossa convidada de Hong Kong, a incrível senhora Lily, à primeira visita ao tal bar de vinhos.
Não vou entrar nos detalhes do bar pra não estragar o post que está por vir. Basta dizer que o ambiente é muito bom, existem muitas opções de vinhos importados, um staff competente que guia os clientes pelas opções e uma carta bacana, composta na maior parte de franceses, como a direção da casa.
Escolhi o italiano Gregorina Sangiovese di Romagna Superiore 2008 dum produtor que só faz dois vinhos: os Sangiovese Superiore e Riserva.
Logo no nariz, a promessa de muita coisa boa, já completamente diferente dos eno-maus tratos a que tenho sido submetido no oriente. Na boca, bom corpo, taninos em perfeito equilíbrio, sabores de cereja, ameixa, notas de ervas, tudo em harmonia. Uma delícia tão grande que surpreendeu a mesa. Logo no primeiro gole, a satisfação de re-encontrar uma qualidade que me dava tanta saudade. A bebida marcou bem a noite, em que, por uma daquelas coincidências, ainda se juntou a nós um grupo de amigas jornalistas que foram botar o papo em dia bebendo um vinho pra espantar o frio do vento noturno da primavera.
Ao chegar em casa, fui procurar o Gregorina na internet e achei por entre 9 e 11 euros... na Europa. Por aqui, nunca achei em mercado nenhum. Paguei 33 euros (75 reais) no bar. Eita, ágio! Mas não dá pra ir pro céu sem morrer. Se acharem por aí, postem o preço. Uma beleza dessas numa prateleira de mercado pode salvar as esperanças de muita gente.

General

Vinhos:
Caliterra Merlot Reserva 2006
Caliterra Estate Grown Carménère 2008
Gregorina Sangiovese di Romagna Superiore 2008

5 comentários:

BK72 disse...

É a máxima aplicada ao vinho:
Com o tempo, melhora!

Parece que começas a encontrar o caminho da enofelicidade por aí, General. Pra quem começou com aquele 3 estrelas, a brincadeira tá ficando boa por aí.

Estamos todos torcendo pra que isso aconteça.

Abs

BK72 disse...

Em tempo,
Nada desse gregorina por aqui. Nem mesmo na winemag o achei.
Deve ser figura difícil mesmo. Assim como o Canneto.
Coisas que o Mariano, da Cadeg, bem poderia trazer pra gente.

Abs

General disse...

Será que arrisco uma garrafa aqui no esquema da assadeira do Polaco? Tô bem tentado!

O Canneto só é exportado pra NY. O Gregorina, não sei.

Que vale o translado, não tenha dúvida! Com 16 garrafas pra levar pro BR na volta, a dúvida ficaria com as outras 15.

BK72 disse...

Eu acho que vale. Não há absolutamente nada sobre esse vinho em páginas daqui. Logo, a chance de comprá-lo aqui é zero!

Mas se tem aí no bar, deve ter pra vender em algum lugar mais barato. Vais ter que dar uma pesquisada maior.

Leigo Vinho disse...

Uma luz no fim do túnel chinês.
Se fosse vc comprava logo umas tres caixas desse Gregorina e ficava abastecido durante esses tempos de eno-carestia em solo chines.
Abs