Great Wall, na Grande Muralha!


Quando foi embora da China, o Sr. Gitzelmann não deixou apenas saudades de sua agradável companhia. Deixou também uma garrafa do Great Wall Cabernet Sauvignon 2006. Os leitores devem lembrar que até agora, as tentativas com vinhos chineses na faixa de preço dos bons dia-a-dia que vemos no Brasil não deram certo. Se compararmos o café com o chá, a diferença entre o sabor de um vinho chinês e de um chileno do quotidiano ficam na mesma.
Mas o Great Wall Cabernet Sauvignon 2006 nem parece um vinho comum: vem acondicionado numa impressionante caixa de madeira, realmente bonita, e ao abri-lo, a garrafa parece vir com as marcas do tempo e sujeira direto da vinícola. 
Conhecendo os produtos chineses, sei que tudo, absolutamente tudo vem em mais embalagens do que o necessário, muito mais do que estamos acostumados no ocidente. Biscoitos vem embalados num saco, numa base de plástico injetado e a embalagem de fora. O queijo prato vem embrulhado num papel, fechado num plástico transparente e envolto na embalagem de fora, que tem as informações do produto. Até tangerinas vem em sacos individuais! Então, essa caixa de madeira, embora impressionante, pra mim parecia uma desculpa pra deixar o preço mais alto. As marcas na garrafa, acreditem se quiser, eram de um acabamento jateado leve que dá a impressão de poeira, sujeira ou idade. Na minha opinião, essa pirotecnia é feita pra impressionar quem não conhece vinhos.

Essa semana, procurando vinhos num supermercado, encontrei uma jovem senhora que procurava um vinho sob as mais bizarras recomendações da funcionária do supermercado. Recomendei um bom chileno, já que os franceses que estavam na prateleira levavam um ágio pela "appellation d'origine". Ela disse preferir um vinho caro e/ou famoso, já que se tratava de um presente. Então, vinho francês, caro, ou os dois, é garantia de vinho bom pros chineses.

Há um bom tempo eu esperava uma ocasião de fazer um bom post com esse Great Wall 2006. A oportunidade veio ontem, um dia muito bonito, de tempo aberto, quando fui até o trecho Mutianyu da Grande Muralha. Fica a 70km a nordeste de Pequim e é um dos trechos mais bem conservados de toda muralha. Sua construção foi iniciada em meados do século VI. Já fui em outras estações do ano e agora, as cerejeiras brancas começam a cobrir a paisagem depois do inverno seco e rigoroso. 

Fui direto ao ponto mais alto do trecho permitido aos visitantes. Lá chegando, abri a caixa, conferi o acabamento jateado da garrafa e imediatamente a abri. No nariz, não veio lá tão pujante, mas é normal alguma timidez. Nem tempo pra descansar direito ele teve; saiu e foi direto pro trabalho. Na boca, a primeira impressão foi positiva. Pra quem esperava um chá de uvas... E, servido sem resfriar, nos agradáveis 22 graus (aproximados) que fazia lá em cima, a primeira impressão foi de que sobrava álcool. E com 13 graus de álcool, não tem porque sobrar. Essa impressão mais tarde diminuiu.
Apesar de ser um vinho bem melhor que todos os outros chineses que já provei até agora (o que não é lá um super mérito), não há nele um equilíbrio de sabores ou aromas que justifiquem o preço, de 300 yuans - algo como 75 reais atualmente. O Great Wall Cabernet Sauvignon 2006 ainda não se compara a um bom argentino, chileno ou australiano da metade do preço. Os efeitos especiais também acabaram tirando a confiança de que, no que eu bebia, havia um vinho honesto. Não sei se já encerro as buscas por um vinho chinês realmente bom. De custo/benefício, já desisti.

Como bons vinhos e boas oportunidades são assuntos entrelaçados, devo dizer que beber um Great Wall apreciando 15 séculos de história numa bela paisagem não foi nada mal. Isso, pelo menos, posso recomendar ao leitor sem medo de errar.

General

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
BK72 disse...

Que beleza, General!

Belas fotos, belo texto, belo vin...

Bem, esse aí é melhor do que o outro. Já é alguma coisa. Não desista!

Queremos o post com a foto da prateleira de vinhos do supermercado.

Abraços

Leigo Vinho disse...

Reforço o pedido do BK. È imperioso mostrar o berço desses vinhos.
Quanto ao post, parabéns, excelente.
Dá vontade de fazer o passeio.
Só não dá vontade de provar essa bomba, aí.
Mas não desista, um dia vc há de ter sucesso...
Abs

Leigo Vinho disse...

Ainda vou aprender a dar uma incrementada na foto como vcs.
Essa de jogar o fundo em preto e branco é demais.
Valeu.

doutor disse...

Esses chineses são fogo. Garrafa jateada pra dar a impressão de velho? Que me desculpem os anteriores, mas eu não botaria mais nenhuma gota de vinho chinês na goela. A não ser com acompanhamento médico.