Uma grande celebração na Symposium



Não sei exatamente o porquê, mas nossa casa de vinhos favorita no Rio, a Symposium, jamais foi citada em um post aqui do Wineleaks. Além do fato do Polaco ser praticamente vizinho e assíduo frequentador da charmosa casa de Laranjeiras, não foram poucas as vezes que fomos lá pra "matar o tempo". General inclusive já esteve lá conosco algumas vezes antes de partir para o Oriente.

A simpática casa de vinhos em Laranjeiras
Mas dessa vez, não tem como deixar passar. o Polaco resolveu comemorar seu aniversário de 127 anos com uma bela festa na casa de vinhos do uruguaio Hodara. E estávamos todos lá. Bianchi, Samurai (com sua filha), Miss Bella, Doutor (com os Doutores da Alegria), Jujuba e vários outros amigos. É General... só faltou você mesmo.

Os enopianistas mandando brasa!
E que noite caprichada tivemos. Pra alegrar a festa, revezavam-se ao piano da casa os talentosos Jujuba e Dr.Sucupira. Na mesa, os ótimos quitutes da casa. Dentre todos, destaque para o Carpaccio de Haddock, meu favorito.
Mas vamos então a algumas das 23 (!!!) garrafas "degustadas". Começando com os espumantes. Eram eles o corretinho francês Veuve Elise e o Cave Geisse brut, que na minha opinião, é mais seco. E por isso, me agrada mais. Já o Polaco e o Doutor são fãs do francês.

As primeiras garrafas que se foram.
Dos tintos, ainda me lembro bem que começamos com o Terra Andina Merlot 2008, que é o merlot de melhor C/B que conhecemos daqui do novo mundo. E isso é ponto pacífico entre nós. Polaco descobriu esse vinho através do falecido Saul Galvão, que assinava a coluna de vinhos do Estadão. O vinho estava redondo e saboroso.
Depois dele, veio o nosso novo clássico Kaiken Corte 2008, que é uma paulada de 14,5o nos córnos. Se não estiver numa temperatura decente o álcool sobe. E sem um decanter, ele precisa de um tempinho na taça. Mas é um belo vinho de corte.


A mesinha do Polaco estava animada.
A partir daí, já fica mais difícil de lembrar o que aconteceu sem a ajuda das fotos. Mas bebemos ainda o Francês "novomundista" Parallele 45 2007, o bom Australiano cortado de Shiraz com cabernet Bleasdale 2006, o sulafricano bacana Guardian Peak, o Crianza Dinastia Vivanco 2007 e até um "Zinfa" Americano apareceu lá pro final, o Delicato 2008, que àquela altura do jogo já agradava qualquer um, só pela fruta marcante.

Vá ler esse nome depois de tanto vinho.
Finalizamos com uma torta de chocolate que foi harmonizada com o grego Mavrodaphne (deve ser algo semelhante), que gerou alguma controvérsia. Eu gostei. Mas com o Jujuba ao meu lado (que também aprovou o grego) ficou difícil não compará-lo com aquele Porto de 30 anos "contrabandeado" em garrafas Pet.
 
Enfim, voltei de taxi. Quando cheguei em casa, eu parecia uma bola de pinball esbarrando nas paredes. Ainda bem que não acordei as meninas.


Que noite!


Parabéns, Polaco!
E que tenhamos ainda muitas celebrações como essa.
                                        
                                             2
               K
    B      
                          7

2 comentários:

General disse...

Tá brincando!?

Se esse evento não foi épico, deveriam mudar o significado da palavra!

Só apareceram os ilustres, hein? E entre os convidados também! hehe!

Se Deus quiser, ano que vem estarei por aí pra prestigiar!

Vida longa e muitas garrafas ao Polaco!

BK72 disse...

Rapaz, esse pessoal bebe com força.

Esperamos mesmo que estejas por aqui, General.

Abs