Sob o sol da Toscana - Terceira parte

Ao chegarmos a Montalcino, a cidade do vinho italiano mais famoso (Brunello) e gostoso (talvez do mundo) , cuja população gira em torno de 5.000 habitantes, fomos em direção ao hotel no centro histórico. Escolhemos o hotel Giglio, bem localizado e com maravilhosa vista panorâmica, segundo propaganda própria. A reserva foi feita com quatro meses de antecedência, e já não havia vagas para o principal. Se quiséssemos, teria que ser no anexo, sem vista pra lugar nenhum. Mas quem vai se importar com isso? Diria a vocês que me importei sim. A vista era deslumbrante! E o café era servido lá. Pelo menos ficou uns 20 euros mais barato. Enfim, o que não poderia faltar era o danado do BRUNELLO. Ah, isso não faltou mesmo. Isso que importa.
Cidade pequena, ruas estreitíssimas, numerações sem lógica. Chegar ao hotel não foi fácil. Tivemos que recorrer à ajuda de uma senhora italiana típica, de seus noventa anos e que encontrava-se aguando suas plantas, para nos ajudar a chegar ao hotel. O GPS, vulgo "tom tom", foi de grande valia na viagem. Mas o que ele endoidava nas cidades medievais não estava escrito. A preciosa senhora quase centenária foi mais útil que o moderno GPS. Numa das estreitas ruelas o carro esbarrou o paralama no muro, coitado. Não foi culpa dele. Ele simplesmente não cabia na ruela. Mas a locadora não quis saber da história e o prejudicado fui eu. Tudo bem. Esse foi o único imprevisto. Ah! Estava me esquecendo... Teve um parafuso enfiado no pneu do pobre do carro. Isso mesmo. Parafuso, nunca tinha visto. Por sorte estávamos a cerca de 50 metros da borracharia. O mais difícil foi a comunicação de minha esposa com o empregado. Ela disse: “tem um PREGO enfiado no pneu”. E ele: “non la capisco”. Ela o levou até onde estávamos o carro, o pneu ,o parafuso e eu . Tudo foi resolvido em 10 minutos. O engraçado é que “prego” é uma das palavras mais usadas na Itália, porém com significado totalmente diferente, ele é usado como “pois não”,“pronto”,”obrigado”,”de nada”,”as ordens” tudo lá é “PREGO”.Como é que poderia estar enfiado no pneu? Não sei...
Vamos aos vinhos. Montalcino tem 218 vinicolas. Olha o grande problema, qual escolher? Bem, vamos deixar este dilema para depois. Agora , em chegando a esta Meca do vinho, o mais importante é apreciá-lo na taça, é obvio. E onde? Claro que é na Fortezza(veja foto). Lá tem uma enoteca com inúmeros rótulos. Alguns servidos em taça. Escolhemos o Brunello Argiano 2006, a 6 euros a taça. ESPETACULAR! Trouxe uma garrafa dessa, além de uma do Castelo Banfi (uma das 10 vinicolas mais visitadas do mundo, comprada na própria), uma da Vellona e outra da Camigliano. Essa última foi comprada na Enoteca Italiana, em Siena. Vale a pena conhecer e comprar.Tomamos ainda o Campone da Frescobaldi e algumas taças avulsas de outros Brunellos. Cada um melhor que o outro.
O que mais me encantou foi um Brunello encontrado em uma Enoteca em Sorrento, cidade próxima a Capri, sul do pais. Era um Silvio Nardi 1997,uma das melhores safras do referido vinho, por apenas 25 euros.
Estavámos em final de viagem e cansados. Os dias eram longos, andávamos muito. Então fizemos um piquenique íntimo no quarto do hotel com o Pecorino, pães e um Rosso de Montalcino: Visconti. Que é como se fosse um Brunelinho. Muito bom também.
O mais decepcionante da viagem foi eu não ter trazido um Sassicaia 2006 ao preço de 108 euros. No Brasil, seu preço gira em torno de 1.200 Dilmas. Que tristeza!

0-Berto

11 comentários:

General disse...

Nossa! Nem preciso ter vergonha de ter inveja, porque tenho certeza que quem leu também está morrendo de inveja e vai me entender perfeitamente.

Parece que bebeu Brunellos ao invés de água, hein?!

E que cidadezinha linda e acolhedora! Foram quantos dias por lá, 0-Berto?

Prego pelo artigo! Magnífico! Cheio de informações, nomes, lugares! Excelente!

0-Berto disse...

General,estou envaidecido com seus elogios.

Montalcino é uma cidadezinha muito gostosa,tudo lá gira em torno dos maravilhosos BRUNELLOS.
Bebi um "cadinho",como diz o mineiro.Agora acho que devia ter bebido mais,o problema era que tinha que carregar o carro.

Infelizmente fiquei nesta agradável cidade apenas por 20 hs.Quero ficar 30 dias.
Depois fui para Siena e Florença pela Rota dos Chianti,será o próximo relato.

Abs

Leigo Vinho disse...

Amigos,
imaginem como essa série de posts esta me animando, uma vez q já estou de passagem comprada para a Toscana para 09 de setembro.
Infelizmente terei q passar 10 dias por lá.
Mas eu vou suportar.

BK72 disse...

0-Berto.
Beleza de Post.

Sabe que particularmente não sou grande fã dos Brunellos. Nunca dei sorte com eles. Mas acho que o problema talvez seja comigo.

Esse Camigliano aí que vc trouxe mesmo, já tomei com o General e tá por aí nos primórdios do Wineleaks o postado.

Mas vc, pelo visto, já sabe o caminho das pedras. E com a palma da mão.

Abs

0-Berto disse...

Leigo,

Agora o grande invejoso sou eu.
Faz mal não, eu volto lá, e quem sabe fico um mês inteirinho.
Como diz o general, bebendo só Brunellos.Água pra que? Enferruja.

Leigo Vinho disse...

0-Berto,
ainda está em tempo, meu amigo.
Simbora...

0-Berto disse...

Leigo,

Só se eu abandonar a mulher.Quem sabe?

Brincadeira,daqui algum tempo ela volta lá comigo,e ai ficaremos um mês.Não custa sonhar.

Bk,
Só agora vi seu comentário,escrevemos quase ao mesmo tempo.
Como todos sabem,gosto cada um tem o seu,e ainda bem que é assim.Por enquanto prefiro os Brunellos,seguidos de perto pelos Amarones.
Estou agendando Bordeaux e Rioja para o ano vindouro.Quem sabe encontre outros vinhos que me satisfaçam mais.

Abs

Leigo Vinho disse...

0-Berto,
tô dentro dessa aí, rapaz.

0-Berto disse...

Leigo,

Te espero amigão.Vamos nessa.

Lucas disse...

O-Berto
Estarei na Toscana na segunda quinzena de Agosto/11, fiquei muito empolgado com seu Post, pois adoro um Brunello, as suas informações foram muito validas. Por favor, dos Brunellos que voçe provou, quais recomendaria para compra.Obrigado.

0-Berto disse...

Legal você ter gostado Lucas.
Acho a Toscana indescritível,muito melhor do pouco que consegui transmitir.
Quanto aos Brunellos, para mim continuam sendo os melhores.
Dos que tomei gostei muito do Banfi e do Argiano,mas falta ainda muita coisa pra conhecer e tomar.
Chegando em Montalcino não deixe de pegar o mapa do " Consorzio del vino brunello di Montalcino "

Abs