Santa Carménère

Sexta-feira, chegando em casa com uma pizza (hut)  embaixo do braço pra comer com minhas amadas. Ainda no carro, ou melhor, antes mesmo de chegar ao balcão externo do Pizza Hut do Arpoador, já confabulava comigo mesmo: - "qual vinho mereço hoje?"
A resposta veio enquanto aguardava a pizza no banco de madeira, que fica do lado de fora do restaurante. Um Carmenère suculento! Vamos tentar o Santa Carolina Reserva 2008, comprado no Pão de Açucar de copacabana.
Decantei só pra passar no aerador, pra enganar a patroa. Vacum vin no resto da garrafa, que foi pra adega, até as meninas irem dormir. Claro, no dia seguinte ela nao vai nem lembrar que havia uma metade de vinho na adega. Mas se ela soubesse que matei a garrafa e que faço isso vez por outra, viveria jogando uma pecha de "alcoólatra" na minha cara. Minha mãe então, certamente iria chorar ao saber.
Como a adeguinha está setada pra 15 graus, o vinho chegou a minha boca sem álcool sobrando no início. Em compensação, o nariz ficou devendo. Normal, eu queria a boca do carmenère. E ela veio. Não como eu esperava. Quem conhece carmenère sabe que um varietal dessa uva é bem peculiar. Nesse, que tinha um gosto bom e que até se enturmou com o peperoni, essa caracteristica não era tão marcante. Mas tudo bem, pensei eu. Quando as meninas dormirem e eu estiver lendo o final da biografia do Agassi ou assistindo uma reprise de futebol no canal campeão, acompanhado de minha taça marcada com a tinta da carmenère, o vinho estará melhor.
O Fato é que paguei uns 36 reais nessa garrafa e acho que valeu. Talvez incomode um pouco as moçoilas mais sensíveis. Mas não há muito kung Fu novomundista nesse cara. Álcool a 14o. e taninos semi-domados. Tendo 8 meses de barrica, é vinho pra um aninho de guarda e créu!

BK  7   2

4 comentários:

Anônimo disse...

Márcio, parabéns pelo Blog, e para uma pizza Hut um Santa Carménère está de bom tamanho, só acho que esta harmonização tem mais cara de 2a feira do que de sexta. Abraços, Marcelo Copello.

BK72 disse...

Marcelo, aqui em casa, 2a. é dia oficial de dieta. E sexta, o fim dela.

Eu apenas cumpro ordens da comandante superior.

Abs
Bk

Leigo Vinho disse...

Parabens pelo blog. Mas, me diga uma coisa: o que que é isso de kung fu?
Leigo Vinho

BK72 disse...

Leigo Vinho, seja bem-vindo

Antes de mais nada, quero dizer que essa expressão foi cunhada pelo General. Pra ser mais preciso, ele fez uma analogia entre os vinhos sulamericanos e os filmes de aventura americanos que têm de tudo em excesso: Tiroteio, perseguição de carro, explosão, Kung Fu e etc.

Acabamos simplificando e ficamos muitas vezes só com o "Kung Fu" pra descrever algum tipo de excesso no vinho. Madeira, fruta, álcool, corpo, etc.

E isso não é algo pejorativo. Nós gostamos dos sulamericanos.
E também dos americanos, europeus, sulafricanos e qualquer outro. E o Kung Fu, por sua vez, não é exclusividade dos sulamericanos há algum tempo.

Grato pela visita.
Abs
BK

P.S.: Visitei seu Blog e gostei da semelhança entre nossas fotos do Catena, com a marca do vinho escorrido. É o Kung Fu!!!