Dia 25 de dezembro de 2010. O Almoço de Natal, pós-ressaca do dia 24, foi na casa do Polaco. Sempre ele.
Na noite anterior eu não havia detonado não. Passei o Natal com minhas meninas tranquilamente em casa. Só havia tomado uma garrafa de espumante com minha amada. Bem, ela só tomou meia tacinha...
Mas o Samurai, esse sim, havia exagerado. Chegou na casa do Polaco com aquela cara de "prometo que nunca mais vou beber na vida". Todo mundo que está lendo certamente sabe o que é isso.
Mas não há nada como um dia após o outro. Como era uma ocasião especial, e a patroa do Polaco tinha preparado uma verdadeira farra gastronômica, eu levei o vinho mais importante que eu tinha na adega. E fiquei muito orgulhoso ao saber que ele seria aberto exatamente na época em que eu havia planejado. Sim, há um tempo atrás eu anotava no rótulo quando abrir o vinho, para que pudesse usufruir de alguma evolução em garrafa e evitar assim o famoso "Infanticídio".
O House of Morandé 2003 foi o único vinho que sobreviveu às minhas tentações. Na garrafa do top chileno, estava escrito no rótulo : "Abrir em 2010/2011". Eu não poderia ter sido mais preciso.
Decantamos o vinho, antes do Samurai chegar. Linda cor a do House. Pra mim, esse é um top chileno que tem alguma coisa de "velho mundo". Nada nele sobra. O nariz é bem agradável sem ser espalhafatoso. Kung Fu? Só se for Tai chi chuan, pois é realmente um vinho equilibrado esse aí. Uma curiosidade é que a vinícola mudou o rótulo do vinho, esse é diferente do 2001, que tomamos há um tempo atrás.
Muito bom o 2003. Mas comparando com aquele 2001, que estava mais redondo, acho que esse vinho poderia ter ficado mais uns dois anos na masmorra.
Tudo bem. O importante é que pelo menos uma vez, valeu o que tava escrito.
B K 7 2
B K 7 2
3 comentários:
Muito boa essa ideia, de marcar a época/ocasião de abrir o vinho! Cria uma expectativa boa e oferece um planejamento pro consumo, evitando o "infanticídio".
O problema é seguir...
Pelo menos uma eu consegui.
Agora estou colecionando safras 2008. Ano da minha pequena. Quero abrir uma por ano no níver dela.
É uma boa meta.
Abs
Outra ótima ideia!
Tenho um conhecido que teve uma ideia parecida, mas com uma safra bem mais antiga. Aí, acaba pagando um ágio feLomenal!
Postar um comentário