House of Morandé 2003. O sobrevivente.


Dia 25 de dezembro de 2010. O Almoço de Natal, pós-ressaca do dia 24, foi na casa do Polaco. Sempre ele.
Na noite anterior eu não havia detonado não. Passei o Natal com minhas meninas tranquilamente em casa. Só havia tomado uma garrafa de espumante com minha amada. Bem, ela só tomou meia tacinha...
Mas o Samurai, esse sim, havia exagerado. Chegou na casa do Polaco com aquela cara de "prometo que nunca mais vou beber na vida". Todo mundo que está lendo certamente sabe o que é isso.

Mas não há nada como um dia após o outro. Como era uma ocasião especial, e a patroa do Polaco tinha preparado uma verdadeira farra gastronômica, eu levei o vinho mais importante que eu tinha na adega. E fiquei muito orgulhoso ao saber que ele seria aberto exatamente na época em que eu havia planejado. Sim, há um tempo atrás eu anotava no rótulo quando abrir o vinho, para que pudesse usufruir de alguma evolução em garrafa e evitar assim o famoso "Infanticídio".
O House of Morandé 2003 foi o único vinho que sobreviveu às minhas tentações. Na garrafa do top chileno, estava escrito no rótulo : "Abrir em 2010/2011". Eu não poderia ter sido mais preciso.

Decantamos  o vinho, antes do Samurai chegar. Linda cor a do House. Pra mim, esse é um top chileno que tem alguma coisa de "velho mundo". Nada nele sobra. O nariz é bem agradável sem ser espalhafatoso. Kung Fu? Só se for Tai chi chuan, pois é realmente um vinho equilibrado esse aí. Uma curiosidade é que a vinícola mudou o rótulo do vinho, esse é diferente do 2001, que tomamos há um tempo atrás.
Muito bom o 2003. Mas comparando com aquele 2001, que estava mais redondo, acho que esse vinho poderia ter ficado mais uns dois anos na masmorra.


Tudo bem. O importante é que pelo menos uma vez, valeu o que tava escrito.

B  K                                                                           7 2

3 comentários:

General disse...

Muito boa essa ideia, de marcar a época/ocasião de abrir o vinho! Cria uma expectativa boa e oferece um planejamento pro consumo, evitando o "infanticídio".

O problema é seguir...

BK72 disse...

Pelo menos uma eu consegui.

Agora estou colecionando safras 2008. Ano da minha pequena. Quero abrir uma por ano no níver dela.
É uma boa meta.

Abs

General disse...

Outra ótima ideia!

Tenho um conhecido que teve uma ideia parecida, mas com uma safra bem mais antiga. Aí, acaba pagando um ágio feLomenal!