Um Barolo para o presente e para o futuro



Doutor havia chegado de uma viagem com sua patroa. E sempre que  volta de viagem ao exterior, faz uma limpa na prateleira de vinhos do Free shop. Dessa vez trouxe um Barolo que era novidade pra gente. Estávamos acostumados com aquele Barolo safadinho da Batasiolo que, segundo o Doutor, é bom mesmo pra dar de presente pra alguém que tenha mais ou menos uma noção sobre vinhos. -"Oh! ganhei um Barolo!"

Mas com esse cara aí da foto, a história é outra. Por 53 dólares (88 reais) temos agora o belo Barolo Rivetto Serralunga 2006 no Free Shop do Rio.
Habemus Barolo!!!

Além do Polaco, estava conosco o Bianchi. Esse grande confrade tem o vermelho, o verde e o branco correndo em suas veias não somente por ser um dos maiores torcedores do Fluminense que conheço, mas também por sua descendência italiana. Logo, Bianchi harmonizou-se perfeitamente com o Barolo da Rivetto. E as ótimas empadinhas caseiras da foto também não comprometeram.

Eu confesso que me surpreendi logo de cara, ou melhor, de nariz, com esse vinho. Uma riqueza de aromas, de boa chamada, vieram logo de início. As frutas vermelhas combinadas ao floral, ao couro e ao tostado me fez lembrar do General em seu comentário sobre aquele Canneto: "Pura corrida de Bigas!"
Só então me atentei pro detalhe da cor do Rivetto. Era mais fechada, mas com aqueles reflexos avermelhados mais claros.
Na boca ele já está uma beleza. Macio e gostoso. Dá pra comprar e abrir sem medo pois ele já te entrega um material de prima. Mas percebe-se que só com um tempo no calabouço ele estará arrendondado. Ótimo então... Se eu puder esperar pelo melhor, Ok. Caso contrário, Ok.

Eu certamente vou pegar um desses quando voltar de minha próxima viagem. E talvez eu anote no seu rótulo: "Abrir no futuro". 


B                                       K
                                            7                                  2

4 comentários:

General disse...

É, cada um tem o free shop que merece! E o Doutor, tem alcançado o limite de 16 garrafas na alfândega? Pelo jeito...

Vou procurar por aqui! Quem sabe não dou (MUITA) sorte?

Empadinhas caseiras, hein? Êee, saudade!

doutor disse...

Eu, infelizmente, tenho um problema pessoal com os Barolos. Apesar de serem vinhos consagrados e caros, não tomei até hoje nenhum que me impressionasse, e este não fugiu à regra. Acho eles muito "fortes". Diferente de vcs, prefiro os Brunellos, que considero mais equilibrados. Mas acho que o problema é comigo pois toda vez que dei um Barolo de presente, fez sucesso ( o Polaco então adora).

BK72 disse...

General,
Teu problema é essa cota de duas míseras garrafas. Melhor procurar um grande achado no supermercado. Quem sabe?

Quanto aos Barolos. Acho que esse foi o que mais gostei. Já tomei uns bons e uns bem meia-boca. Quanto aos Brunellos, eu não tenho capacidade gustativa e aromática pra alcançar suas grandes virtudes...
Os Amarones são meus favoritos. Pois dificilmente sai um tiro n´água.

General disse...

Doutor, concordo que os Brunellos são vinhos muito equilibrados e sofisticados. O problema é que a diferença no preço normalmente é razoável prum outro bom vinho.

O último que bebi, aí em Pindorama, virou até post do BK72. Gostei bastante.

Quando estiver matando Chateau Petrus em leilões na China, o Brunello vai ser meu vinho do dia a dia!