Um Periquita Clássico quase esquecido.

Fui almoçar na casa do Polaco durante a semana. Apesar do calor infernal que faz no Rio, já sabia que seria aberto um tinto quando eu chegasse. Tudo bem, com o ar condicionado ligado, eu faria esse sacrifício.
Meu anfitrião me mostra uma garrafa de rótulo surrado e diz: "olha o que eu achei lá em cima. Um Periquita Clássico de 10 anos!". Polaco tem uma adeguinha climatizada embaixo, aonde guarda os vinhos comprados mais recentemente e os mais importantes. Os outros, comprados há mais de 4 ou 5 anos, ele deixa assando numa adega de madeira na parte de cima de sua residência, onde quase ninguém vai. A última vez que estive lá em cima e dei uma bisbilhotada eu vi pelo menos umas 3 ou 4 garrafas interessantes.

Esse Periquita Clássico 2001, que guardava ainda a etiqueta com seu preço, deve ter sido comprado na Cadeg, Zona Sul ou Mundial. Estávamos seriamente desconfiados de sua integridade gustativa. Polaco abriu a garrafa e deixou a patroa ter a tarefa de descobrir se o vinho iria pro ralo ou pras taças. Ela provou e decretou: "Não tá estragado coisa nenhuma! Está ótimo!"

Maravilha! Foi pra minha taça e estava realmente bom. Aquele cheiro de ameixa bem nítido, que foi aumentando conforme respirava. A cor já não era tão fechada, um atijolado era percebido nos reflexos mais claros. Estava bem gostoso mesmo. O tanino bem sedoso e leve. Bela surpresa.

No contra-rótulo as informações dos gajos dão conta de que o Periquita clássico só é feito em anos de particular qualidade e só com as uvas Castelão. Recomendam harmonização com carnes. E nisso o almoço também ajudou. A patroa do Polaco é famosa pelos dotes culinários e nesse dia caprichou um Filet Mignon que fez o vinho crescer ainda mais.

Esse almoço me fez suportar bem as 14 horas de trabalho ininterrupto que vieram a seguir. Sem ele, essas horas se multiplicariam. Tô Precisando almoçar por lá mais vezes durante a semana.

                                              B              K   7             2

4 comentários:

General disse...

Periquita Clássico 2001 esquecido na adega vale um tesouro de pirata! Devia estar mesmo no topo! Ainda mais por R$56,90, que excelente negócio! hehe!

E se essa garrafa tava na "classe econômica" do Polaco, imagino que sua adega climatizada tenha o selo da Casa da Moeda!

BK72 disse...

Tem um bocado de posts em potencial descansando ali.

Na assadeira, me lembro de ter visto umas garrafas do 1865 da San Pedro (!!!)

Bruce Lee fazendo sauna.

doutor disse...

"Por essas e outras que meu tio Italiano sempre diz: "Tenha sempre muito respeito pela Periquita".

General disse...

Ahh, Doutor! Com toda essa espirituosidade, já passou da hora de escrever um post, hein?