A noite do Amarone do General: Cesari Bosan 1998

Continuando com as comemorações por mais um ano de vida deste escriba, organizamos uma degusta de italianos na casa do Polaco. E desta vez com a presença do Samurai, que já andava meio sumido das nossas enofarras.
Eu estava já há um ano com essa garrafa do Amarone Cesari Bosan 1998, que me foi mui carinhosamente oferecida pelo grande amigo General, justamente em meu último aniversário. Minha idéia, claro, era poder abri-la junto com esse aventureiro nômade. Mas suas aventuras pela China têm se estendido muito. E o Amarone, como poderão ver adiante, já estava em sua hora.
 

Samurai chega com esse Valpolicella Ripasso Capitel della Crosara 2009. Ele havia pedido esse vinho no Artigiano e gostou tanto que foi atrás do importador pra adquirir umas garrafas. Depois de muita luta (o importador não queria atendê-lo pois só vendia pra restaurantes), Samurai venceu a batalha e conseguiu comprar uma caixa por aproximadente 55 Dilmas a garrafa. Realmente, o vinho agradou muito e valeu o esforço para consegui-lo. Cor fechada, com poucos reflexos claros. Nariz perfumado logo que se abre a garrafa. Na boca tem um corpo médio e equilibrado que desce com uma facilidade impressionante. Esse 2009 já tá cheio de vontade de ser bebido. Curioso que o Doutor se lembrou de um e-mail que havia recebido do Dr. Pellé, dizendo que havia tomado um ótimo vinho italiano no Fiorino. Quando conferiu no celular, estava lá a foto desse Capitel della Crossara anexada no corpo da mensagem do Pellé. No dia seguinte, o Samurai acabou nos presenteando com mais uma garrafa pra cada um de nós. Incluíndo o Pellé.
 

Fomos então pra grande estrela da noite, que já estava respirando no decanter aguardando sua vez. Pelo estado da rolha, pode-se perceber que por muito pouco não perdemos esse vinho. A infiltração estava a milímetros do topo. Impressionante! Na taça a cor era escura, porém não totalmente opaca e os tons avermelhados eram bem presentes. Os aromas, sem serem explosivos, eram de boa intensidade e muito doces, lembrando muito um vinho do Porto. O que me fez recordar imediatamente daquele Dom Melchor de 20 anos que provamos na Concha y Toro. A boca repetia o nariz, trazendo a fruta com um leve doce ao fundo. Os taninos já eram anjos no céu. Estava ainda muito bom esse Amarone. 
Uma experiência e tanto beber um vinho estruturado e já evoluído com anos de garrafa como esse aí. Doutor mais uma vez achou que a pouca permanência e o corpo leve, davam sinais de que seu auge já tinha passado. Sim, é verdade. Mas ainda era um grande vinho na taça, com ótimo equilíbrio e nenhum sinal de que ali havia 15,5o. de teor alcoólico. Uma beleza!
 

Finalizamos com esse Barolo Brovida Cordara 2006, que o Polaco adquirira recentemente na Cadeg. Novidade por lá, ao custo de 105 Dilmas, o que nao é nada mal para um Barolo. Esse ainda é um bebê, com a acidez ainda no talo e cheio de vida. Já agrada aos que gostam de uma boca bem cheia, sem dúvida. Mas pra mim, é vinho pra dois aninhos de masmorra.
 
E ainda tínhamos uma grande surpresa pro final...


A história desse Porto Ferreira Tawny, de aproximadamente 20 anos de guarda, será contada em outro post, junto com algumas outras preciosidades que caíram em nossos colos recentemente.
Não sabemos ao certo quantos anos ele tinha. Não há indícios na garrafa. Mas fomos com muita esperança e cuidado extremo ao abri-la. O que não adiantou muito, pois a rolha se desfez enquanto o Doutor tentava retirá-la. Depois de algumas manobras, o porto foi para as nossas taças e estava muito bom. Em perfeito estado! Cor clarinha, quase um vermelho, cheio de reflexos alaranjados. Muito aromático. Um tiro de sobremesa pra fechar a noite.


Por duvidar do tempo de integridade que o restante da garrafa desse porto teria, acabamos dividindo entre nós quatro usando as garrafas recém esvaziadas, o que sobrara desse porto.
E assim, terminamos mais uma celebração. Não posso deixar de agradecer mais uma vez ao General pelo Amarone e lamentar sua ausência nesse evento. E encerro citando uma famosa frase de autor desconhecido (pelo menos pra mim):

 
"Com o passar dos vinhos, os anos ficam melhores"





             B        K         7         2

5 comentários:

Unknown disse...

Caro BK72,

Este Cesari Bosan Amarone 1998 é um espetáculo! Em duas ocasiões ele bateu outros grandes Amarones, inclusive um Dal Forno Romano...
Parabéns pelo vinho degustado!

Luiz Cola
www.vinhosemaisvinhos.com

BK72 disse...

Luiz,
Muita sorte minha então, que sou fã dos Amarones.

Valeu pelo comentário.
Abs

doutor disse...

Temos que avisar ao Mariano ( da loja Espirito do vinho da Cadeg) que ele pode adquirr mais desse barolo, pois agradou em cheio. Queria agradecer ao nossos patrocinadores, General, Samurai e Polaco.

Leigo Vinho disse...

Beleza de post e de vinho.
Por falar nele, o General anda sumido, hein?

Abs

BK72 disse...

Rapaz, Falei com ele outro dia. Andou pelo interior da China.
Parece que agora está "enlinguiçado" de trabalho, como o próprio costuma dizer.

Espero que ele volte logo com aqueles posts bacanas.

Abs