Relíquias do Baú do Noruga

Dia desses recebi um e-mail do grande amigo Noruga, que já andou frequentando alguns posts deste Blog. No e-mail ele dizia que seu pai tinha acabado de jogar fora um bar daqueles grandões antigos e que havia uma boa quantidade de vinhos, também antigos, dentro dele. Noruga resolveu guardá-los e me enviou em anexo as fotos de alguns deles, pra saber se havia alguma chance de estarem bons. 
  
Fiquei embasbacado com algumas das fotos. Tinha um bocado de vinho interessante que, mesmo estando mortos, funcionariam perfeitamente como ornamentos pra quem tem uma adega bacanuda. Eu os deixaria expostos numa prateleira especial, pois entram na categoria "relíquias inusitadas". Havia também alguns que talvez estivessem bons, como aquele vinho do Porto que abrimos no meu aniversário.
 
Vou postar aqui alguns dos exemplares interessantes que recolhi do "Baú do Noruga".


Dal Pizzol Gamay Beaujolais Primeur 2000. O "Seu Sérgio", pai do Noruga, que tinha ganho essa garrafa especial e personalizada, não devia ser muito fã de Gamay. Ou então era um sujeito muito otimista com relação à longevidade dessa casta. As chances desse vinho estar vivo são mínimas. Melhor deixá-lo como relíquia e inventar uma história bonita sobre "Seu Sérgio" e sua grande paixão por Gamays feitos na Serra gaúcha;

Josef Friederich, Rheinhessen... 1983. Pela garrafa, dá pra saber que era um vinho branco. Provavelmente daqueles que fizeram fama (negativa) nos anos 80 por aqui. Mas isso não importa. Trata-se de um vinho de 1983, meu chapa... E com um  rótulo dourado já todo desbotado.
Um verdadeiro Troféu! 
 
 

Calamares vinho verde. Esse aí fiz questão deixar enfeitando minha prateleira de bebidas do móvel da sala. Uma garrafa do glorioso Calamaris, provavelmente dos anos 80, ou talvez do final dos anos 70, cuja tampa é de metal, como se houvesse um refrigerante ou cerveja ali dentro. O líquido, com o passar das décadas, acabou se transformando num "vinho tinto". A alquimia do tempo e essa tampinha de metal me conquistaram. Esse é meu.

O cunhado do Doutor recentemente montou uma adega subterrânea em sua casa no interior do estado do Rio. E ela agora será a morada definitiva das relíquias do Baú do Noruga.


                     BK                   72

6 comentários:

Leigo Vinho disse...

Fantástico esse post.
Dúvida cruel se tivessemos que escolher um desse para tomar, no estado atual.
Briga de cachorro grande.

BK72 disse...

Desses 3, acho que não dá pra tentar nenhum.
Talvez o Gamay causaria menos danos à saúde.

Tinha um vinho verde tb em garrafa de barro. Mas nao fotografei. Vou pedir pro Doutor fazê-lo quando for visitar o cunhado.

Abs

Rayza Geloisse disse...

Oiii.. Tenho um vinho Callamares.. aparentemente está em bom estado.. mas não sei se compensa abri-lo.. pois não sei se ainda está bom.. estava bem conservado em lugar escuro e fechado.. mas ainda com um pouco de desconfiança.. Pode me ajudar? Obrigada

BK72 disse...

Rayza, se for o branco, com rolha, no máximo dois anos. E correndo riscos de estar ruim.
Se for tinto, vá lá... Uns 4 anos sendo muito otimista.

Obrigado pela visita

LUIZ CARLOS disse...

bom dia, tenho alguns vinhos e vou vendelos,tenho um calamares deste do post,tenho um drambuie de 2001,tenho um port fine buby SAMDEMAM DE DEZEMBRO DE 1991
PRETENDO VENDE-LOS
ZAP 61 984035593 LUIZ CARLOS

Unknown disse...

Olá tenho tinha três Calamares desse do posto dei um de presente agora fiquei com dois se alguém interessar em comprar entre em contato 16993392257 RENILDO.