Sob o sol da Toscana – Segundo dia


Montepulciano. Banho tomado, vamos em direção ao centro antigo. Cidade medieval toda murada localizada no alto de uma colina. Tem vários edifícios históricos, uma bela vista, cantinas adoráveis com comidas (digo salames, presuntos , etc.) e bebidas, leia-se vinhos, excelentes. Até ai é a descrição talvez de centenas de cidades da Toscana. 
Com aproximadamente 14.000 habitantes, essa já destoa da maioria por não ser tão pequena. Tem uma bela praça com monumentos históricos, igrejas, alguns Pallazos e sempre uma torre para apreciar quase o infinito. Não posso e não vou esquecer os vinhos Nobbiles de Montepulciano que juntamente com os Chiantis e Brunellos são os clássicos da região. 
Trouxe um Poliziano 2007, que segundo descrição da Mistral é o maior nome da cidade. R.Parker deu 90 pontos no 2006. Este ainda não tomei. Trouxe também uma garrafa do Gattavechia, que infelizmente já secou com a ajuda do Leigo. Vejam a descrição no post dele. Além de ter tomado alguns outros Nobbiles,como o Avignonesi, já bem descrito pelo General chinês em um de seus comentários do post anterior. O Cecchi, também um belo vinho, e o Altemura. Esses são os que tenho fotos e me lembro. Confesso que, da tríade clássica da Toscana, os Nobbiles ficariam em 2º lugar, a frente dos Chiantis. Pelo menos por enquanto. Apreciei mais os Brunellos , os quais serão citados ao chegarmos em Montalcino.
Já estou com fome, vamos então ao jantar. Conseguimos entrar de carro no centro velho a noite, encontramos estacionamento fácil. Tem vários ao redor da cidade. Era perto , mas de carro tem-se uma visão geral maior. Depois é só caminhar pelas belas ruelas seculares para apreciar os detalhes. Durante o dia o transito fica fechado para carros. Escolhemos a Tratoria di Cagnano, como poderia ser outra das várias distribuídas pela cidade.

Lá tomamos o Avignonesi com as boas porcarias de entrada , sempre elas,ainda sobrou vinho para o prato principal, um cordeiro delicioso para mim e uma pizza GG para minha companheira, que estraçalhou-a todinha. Pagamos 50 euros por tudo, no Brasil só o vinho na importadora é mais caro, na Mistral esta por 144 Dilmas. O prazer foi acima da expectativa.
Vamos dormir. O Hotel é agradável para nosso interesse de momento. Na faixa de 70 a 80 euros, preço razoável para estas relíquias de cidades. Ao acordarmos fomos a pé conhece -lá durante o dia, linda, já descrita no inicio.
Por volta de meio-dia partimos em direção a tão aguardada Montalcino, só que no caminho encontra-se a bela Pienza. Imperdível. Cidade de 2.000 habitantes, muito aconchegante.

No instante que chegávamos a igreja estava saindo uma linda noiva e entrando em um conversível com placa da Holanda. Talvez por ser maio, o mês das noivas, tenhamos visto vários casamentos em diferentes locais da Itália. Além deste, presenciamos outro em Cortona e mais outro de japoneses em Amalfi, na bela costa Amalfitana, considerada um dos 50 km de estrada costeira mais bonitas do mundo. No ano de 1405 nasceu nesta cidade uma pessoa que 50 anos depois viria a ser o Papa Pio II, que quis levar a residência papal para sua terra natal. Não é preciso dizer que não obteve êxito. Foi lá que apreciamos o queijo pecorino, por sinal muito bom, já citado no post anterior.
Bem, já estamos chegando em Montalcino. Pela estrada vislumbramos as mais belas vistas. 

Preciso de fôlego para continuar no próximo post. Então, até lá!

0-Berto

12 comentários:

General disse...

E há quem diga que esse último gol do Neymar foi bonito!

Maravilha de post, 0-Berto! Anotei os nomes e vou passar a procurá-los! Poderia detalhar mais o Cecchi e o Altamura? Fiquei muito curioso!

O Cecchi é esse chianti?

http://www.cecchi.net/eng/chianti.html

O Altemura é da Masseria Altemura, né? Qual deles bebeu?

http://www.masseriaaltemura.com/home.htm

Digitando errado (Altamura), achei uma vinícola da Califórnia interessante:

http://www.altamura.com/Our-Story/Wine)

50 euros pelo belíssimo jantar com o Avignonesi foi sensacional!

Post fora-de-série! Só tenho a impressão de estar indo muito rápido! hehe! É muita informação em cada post: vinhos, comidas, lugares. Bom sinal!

Parabéns, 0-Berto!

Leigo Vinho disse...

Esse blog tá muito alto nível.
Toscana, Penfolds, degusta francesa...
Parabéns a todos, e principalmente ao BK, que conseguiu o passe do Recruta no gogó.

0-Berto disse...

Estou linsogeado com a boa acolhida e aceitação do post pelos amigos,ainda desconhecidos,Bk e General,este então esta enchendo muito a minha bola.Isto esta me incentivando para não deixar a peteca cair.
Ao BK continuo agradecendo os tapas na edição. Espero continuar correspondendo.

General, estava falando só dos Nobiles di Montepulciano.O Cecchi é este.

http://www.cecchi.net/ita/nobile_montepulciano.html

O Altemura, isto mesmo Altemura Nobile di Montepulciano não consegui achar na internet,tenho a foto vou mandar para o email do Bk,ainda não tenho o seu.

Para quem disse que o blog era de quinta categoria ,agora já diz que é de alto nivel. Sinal que o ciume foi abrandado.O Barolo continua a sua espera.

Abs

luiza disse...

adorei! e não deixar a peteca cair é com vc mesmo né? hahaha
ansiosa pro proximo post!
beijo

0-Berto disse...

Oi filha,

Obrigado pelo comentário.Volte sempre.
Para quem não sabe, eu jogo peteca.
Bjs.

BK72 disse...

Luiza, Seja Bem-vinda.

0-Berto, essa peteca tá tão lá em cima que estamos já pensando em mudar o nome do Blog para "0-Berto e seus amigos".

0-Berto disse...

Bk,

Que isso meu amigo?
Sou apenas um simples colaborador do WineLeaks

Abs

General disse...

0, que é isso pergunto eu!

Cadê a continuação? Vamos escrever aí, porque eu não aguento mais apertar F5 (refresh page) pra ver se a próxima parte já saiu!

Obrigado também pelas fotos sensacionais dos vinhos sensacionais!

Só mesmo com a sua participação ganhamos um pouco de classe!

0-Berto disse...

General,

Vc sabe agradar as pessoas. Claro que fico contente em saber que estão gostando.As fotos que refere foram passadas pelo BK?

Montalcino já esta no final.Aguarde para breve.

Classe é o que nunca faltou Para vcs.

rodrigo mazzei disse...

Rapaz, eu sou louco com os vinhos da Toscana. Tem umas preciosidades que pouco conhecemos, como o Syrah de Cortona. Eu sou um fã do Vino Nobile e, pelo que vi, você matou a pau nos produtores. Muito bom seu post. Vou acompanhar a viagem pela Toscana. Abraços, Rodrigo

0-Berto disse...

Legal seu comentário Rodrigo.Também sou louco pela Toscana, pelas suas paisagens,comidas e principalmente seus maravilhosos vinhos.
Abs.

General disse...

0-Berto, seus posts estão agradando em cheio! Sua viagem foi ao Éden do vinho de muita gente (inclusive o meu)! Taí o Rodrigo que não me deixa mentir!

Aguardo ansioso os próximos episódios!