Sob o Sol da Toscana...

Este post foi um pedido do BK, para que falasse sobre minhas aventuras em enotrips. Com a anuência de meu amigo de confraria Leigo Vinho, aceitei. Se for aprovado posso relatar outras viagens. 

Toscana ... que maravilha! Já tinha estado nessa região há seis anos. Na verdade essa foi uma viagem diferente. Daquela vez, fomos minha esposa, meu enteado e eu. Como era a primeira vez de Itália para todos nós o roteiro foi o convencional: de carro, para Milão, Veneza, Pisa, Florença e Roma. Isso após 10 dias na França. Gostamos muito. Vinho? Na época só tomávamos o básico, ou seja , “ vinho da casa “ (que pena!!! Não que fosse ruim, mas não se pode comparar com os Brunellos, Nobiles de Montepulciano, Supertoscanos e outros). Isso na Europa, porque aqui tomávamos essas drogas de reservados chilenos, argentinos baratos e os fracos nacionais de então. Gosto demais dos argentinos e chilenos, mas não esses.

Fiquei extasiado com o interior da região, as pequenas cidades, as incontáveis fileiras de ciprestes, as paisagens com suas belíssimas colinas. Essas são de perder o fôlego, como podem ver em algumas fotos. Apenas senti que faltou alguma coisa... Queria voltar, conhecer mais e melhor estas cidades medievais. Jantar, dormir, participar, admirar... enfim frequentar. E há menos de um ano, quando comecei a me apaixonar pelos vinhos, comecei também a pensar em voltar e visitar algumas das maravilhosas vinícolas da região.
Bem, dessa vez tínhamos 26 dias de Europa. Ao nosso trio de seis anos atrás, juntou-se a namorada de meu enteado que mora no Brasil. Seus pais moram em Treviso e o pai dela é italiano da região de Veneto (olha o Amarone aí, e o Prosseco Valdobiadene também!). Em outro post podemos falar sobre esta região.
Programamos apenas 4 dias para a deliciosa Toscana. Éramos apenas minha companheira, eu e um Fiat Punto. Confesso a vocês que foi pouco, apesar de muito bem aproveitados.
1°dia - Ás 7:00h da manhã saímos de Roma de trem. Às 9:00h desembarcamos em Foligno (Umbria). Pegamos o Fiat na própria estação, já estava reservado, e seguimos para nosso destino, cidade de São Francisco, lindas, tanto a cidade quanto a Igreja. Dali fomos em direção a Cortona (do filme Sob o Sol da Toscana), às 15:00h chegamos. Aí demos conta que nada tínhamos comido até aquele momento, apenas um suco de laranja em Roma.
Que maravilha... Taverna Pane e Vino. Linda e gostosa, um delicioso vinho (ainda não estávamos na Toscana, mas quase) e quanta PORCA RIA (este era o nome que dávamos aos maravilhosos presuntos e salames de porco que estávamos devorando, daí vem a porcaria), queijos - e que queijos! Gostei muito do Pecorino,feito com leite de cabra - e pães com azeite.
Ufa... Matada a fome, partimos para Arezzo (filme La Vita è Bella). A cidade tem uma praça muito simpática, diria até mesmo gostosa, mas não se pode comparar com a mais linda de todas: SIENA, esta sim, é indescritível.
Seguimos para Montepulciano onde chegamos às 20h. Juntamente com Montalcino, San Giminiano, Siena... outra... e outra, foram as que mais gostei. Difícil escolher !

Este post esta muito longo, portanto terei que fazer uma pausa para um segundo, terceiro ou quantos outros me deixarem fazer. Pelo visto, fiquei devendo o post da Toscana, que será o próximo. Este só foi o intróito. E os vinhos? Acalmem–se. Ainda estamos no primeiro dia, viajamos o dia inteiro e terminei meu relato quando chegamos a bela e maravilhosa Montepulciano às 20 h.
Agora vamos tomar banho e sair para jantar. Vou só adiantar a foto da primeira garrafa que esvaziamos na Toscana.



Recruta 0-Berto

19 comentários:

BK72 disse...

É, tem gente que não brinca em serviço mesmo...

O cara começou os trabalhos com um Avignonesi. Imagina como terminou.

Obrigado pelo post, 0-Berto. Ficou ótimo.

Abs

General disse...

Não acredito que li tudo em 20s e foi só um trailer!

E encerra o trailer com um belíssimo vinho! Primo, aliás, do nosso conhecido Canneto (outro nobile de Montepulciano).

http://www.canneto.com/products

http://wineleaksbrasil.blogspot.com/2011/02/recebi-em-minha-humilde-residencia-o-sr.html

O Avignonesi é 85% Prugnolo Gentile (Sangiovese grosso), 10% Canaiolo Nero e 5% Mammolino. O Canneto é 90% Prugnolo Gentile, 10% Canaiolo nero, Mammolo, Cabernet Sauvignon and Merlot. Olha como são parecidos!

http://www.avignonesi.it/eng-prodotti.htm

Meus abraços ao pai da nora! Veneto é o que há! Por favor, dessa região, gostaria de "detalhes em minúcias"! Se der pra falar sobre a culinária local, agradecemos!

Não paro de apertar F5 pra ver a continuação! Parabéns pela viagem e muito obrigado pelo excelente post!

ZR é o Messi!

Recruta 0-Berto disse...

Agradeço ao winwleaks , nas pessoas de Bk e General pelo incentivo e pela chance que me deram.Assim posso tomar gosto e contar um pouco mais das aventuras.

Bk,parabéns pelo tapa que deu na formatação do texto.Acho que ficou excelente.Claro que não deve mudar nada.

General,talvez daqui a alguns muitos anos eu possa conhecer um pouquinho do que vc conhece de vinhos.
Ao que parece o Canneto chega a ser quase irmão do Avignonese.
Deve ser tão bom quanto,dificil ser melhor.
Ao terminar a Toscana podemos ir para Veneto.
Fui rebatizado pelo Bk, (Recruta 0-Berto)

Já estou me estendendo novamente.

Abs.

Leigo Vinho disse...

Vagubundo...
Traidor...
Desclassificado...
Postando em blogs de quinta categoria.
E essas fotos estão horríveis, assim como o texto.
Esse vinho tambem é uma porcaria.
Vão voce e seus vinhos arrebentar lá na China.
Aliás, vai voce e deixe seus vinhos comigo.

General disse...

Grande Recruta 0-Berto,

Seu texto está excelente; riquíssimo, muito gostoso de ler. Mal posso esperar pela continuação! E pelo que li aqui e no LV, eu é que tenho tudo para invejá-lo!

Pode estender-se o quanto quiser, aqui e nos vindouros posts!

Muito obrigado, Mess...! Ops, 0-Berto!

0-Berto disse...

Bem,diante da indignação de meu grande amigo Leigo entendi que para o primeiro relato não fui mal.Perai companheiro,isto esta parecendo ciumes,assim vão desconfiar da gente.
Para aplacar seu ódio reafirmo o convite de destruirmos o Barolo.
Feriado,frio,amizade...

General, fico feliz que tenha gostado, espero continuar agradando nos próximos.

Minha carreira futebolistica tb não esta das piores,comecei como Neymar,depois Ronaldo,o GORDO,agora Messi.

Bk,vou abandonar o Recruta,Ficarei com 0-Berto,é mais curto.

Abs.

BK72 disse...

General,

Temos que pensar numa contrapartida para o LV.
Ele está se sentindo como aquele dirigente que forma o jogador desde as divisões de base e perde o passe do mesmo por conta da Lei Pelé, acordo de empresários, etc.

0-Berto disse...

Acho que o que mais o chateou foi êle ter perdido o jogador sem ao menos este ter vestido a camisa de seu time.
Não chore não,estou adquirindo esperiencia, depois volto pra vc.

Leigo Vinho disse...

Rapaz,
jogador que volta da Europa em fim de carreira eu dispenso.
É furada.
Foi pra lá, agora fica.
Pede naturalização.

0-Berto disse...

Se alguém tiver a receita para aplacar a ira de uma pessoa que se sente traida favor me passar.
Vc esta me valorizando demais,acho que não estou com esta bola toda.
Não que esteja te comprando, mas o Barolo continua a tua espera.
Abs

Leigo Vinho disse...

Hehehe...
Um Barolo eu não dispenso, não, meu amigo.

General disse...

Olha a sagacidade do LV:

Primeiro, "a conspiração Nemea":

http://leigovinho.blogspot.com/2011/06/tsantali-nemea-reserve-2005-o-vinho-de.html

E agora que o Wineleaks está com o passe do 0-Berto, que acabou de jogar na Itália, quer uma contrapartida em Barolos!

BK, acho que podemos oferecer uma parte do passe do 0-Berto em conteúdo. Fazemos uns posts exclusivos pro LV e, se não for suficiente, entramos com uma garrafa do belíssimo Chateau Bolongbao 2005 (Mis en bouteille au chateau!!!)!

Espero não atrair a atenção da Receita Federal com essa proposta, ou os blogs vão acabar no Fantástico, com escutas gravadas e o sigilo bancário quebrado.

BK72 disse...

Concordo.

Com o troca-troca de conteúdo (não com o Chateau balangandã).
Escrevemos cada um de nós um post lá, nos moldes do Leigo Vinho. Mas aí ele escreve um aqui tb, nos padrões winelekeanos.

Tô me sentindo o próprio Francisco Horta agora.

Leigo Vinho disse...

Essa galera não é fácil!!!

Agora, Chateau Bilaugbao eu dispenso.
Acho que isso dá problema não só com a Receita Federal, mas tb com a Vigilância Sanitária.

Leigo Vinho disse...

fospfilho@gmail.com

Leigo Vinho disse...

Como o time está fraco e perdi a maior promessa das divisões de base para a Europa, tenho que contratar qualquer reforço que aparecer, mesmo que seja um perna d pau da China e um caneleiro carioca da Zona Sul.
Fazer o que, né?
Sem dineiro não se monta time de primeira.
Vamos na raço.
Foi assim com o Vascão.
Só espero não acabar na segunda divisão e ser excluído do Enoblogs.

General disse...

LV, substitua a "@" por "ARROBA" no email! Existem bots que vasculham a internet em busca de endereços válidos só pra mandar spam (emails de propaganda, na melhor das hipóteses).

Em breve mando um post!

Vascão, coitado... vou nem comentar!

Pra combinar com ele, melhor eu mandar uma desgostação do Great Wall 1 estrela. =)

Leigo Vinho disse...

Amigo,
até ano q vem, eu sou campeão.

0-Berto disse...

Campeãozinho porque o verdadeiro campeão é o tricolor das laranjeiras,alias como dizia Nelson Rodrigues,este é o único tricolor, os outro são times de treis cores.