Comprando vinhos no Supermercado. Na China!!!

Estava devendo esse texto há muito tempo, mas não queria fazê-lo de qualquer maneira. Por isso, uma pausa nos posts da Austrália para oferecer a vocês um panorama básico das “enoescolhas” em 3 supermercados de Pequim com perfis completamente diferentes um do outro: um BHG (Beijing Hualian Group), supermercado chinês com poucas lojas, voltado pra artigos de luxo em áreas de luxo (o visitado fica no Village, em Sanlitun, bem no coração da área gringa); um Carrefour duma área afastada do centro; e um Huapu, supermercado pequeno de periferia, integrante de uma cadeia de 20 estabelecimentos. A ideia é traçar uma amostragem do chinês médio.
Vamos começar pelo BHG, o mais luxuoso e caro. Esse fica numa praça de compras. Não dá nem para chamar de "shopping center", porque só o conceito já é bem melhor. São uns prédios baixos numa área aberta, com chafarizes no chão onde a criançada brinca nas tardes quentes de Pequim. Glamour puro.
 
Já no caminho, uma livraria bem pequena expunha, na vitrine, dois livros sobre vinhos: Wine Essentials e The World Top 100 Great and Rare Wines. Notem que a capa em inglês não aponta para uma edição bilíngue. O conteúdo é 100% em mandarim. Muitos títulos são assim mesmo. Moda, só pode.
No BHG as ofertas são: uns Chateau isso e aquilo, uns Bordeaux e uma seleção bem pequena dos velhos chilenos. Acho que já comentei aqui que vinho francês na China é sinônimo de vinho bom. São também os mais falsificados. Por conta disso, sempre os evito. Não achei nenhum conhecido e/ou confiável. Talvez vocês possam me ajudar vendo as imagens, todas tiradas do meu celular, num esquema quase discreto.

No time dos sul-americanos, uns Frontera, Santa Álvara, Sunrise, Santa Carolina, Caliterra, Alamos e uns poucos Casilleros com o agiozinho do frete. Conseguimos achar um Uxmal 2009, já analisado pelo nosso amigo Leigo Vinho! Continuo procurando outros. A parte de vinhos aqui se resume a duas gôndolas cilíndricas e uma prateleira curta.
No Carrefour da periferia, onde moram poucos estrangeiros, a situação aperta um pouco: uma prateleira bem larga, mas com uma sessão muito curtinha pros vinhos importados. A isso se limita meu dia-a-dia, amigos. Na foto, essa área está entre a placa verde e o metro seguinte. Dali para trás, só vinhos chineses. Mas vamos a eles depois.

Quando chego, vejo a atendente indicar o francês Fortant prum rapaz chinês bem intencionado (porque não estava na prateleira dos vinhos locais), porém desavisado - acabou levando o danado! Os franceses são complicados. Imagino quantos vinhos mais ou menos (em qualidade) estou deixando de beber por implicância. Arriscamos algumas vezes e não deu certo.
Dá pra ver uns "ostralhanos" básicos: Jacob's Creek, Yellow Tail, Penfold's e Wolf Blass - todos os mais básicos entre os grandes produtores da Austrália. Ainda tem o Obikwa, da África do Sul e, entre os chilenos, o Santa Álvara e o 120. Esse último, numa promoção, quem comprar 4 ganha o quinto. 

 
Tenho certeza de que, quando postei sobre os Jacob's Creek e Windham Estate basicões achados no free shop chinês, muita gente riu de mim! Também, olhem a situação em que me encontro!
.
.
.
CONTINUA AMANHÃ

General

5 comentários:

BK72 disse...

General,
Finalmente um dos posts mais aguardados do WIneLeaks é postado. E mais uma vez, brilhantemente. Isso pode ser considerado uma "Matéria" realmente.

Sobre os vinhos. Acho que vejo ali embaixo um Leopard´s Leap. Sul-africano que a Sociedade da Mesa trouxe pra gente há um tempo atrás.

Pela foto, tenho quase certeza que é ele. Confirma pra gente.

Abs

General disse...

BK, mandei as fotos pra perícia e foi confirmado: eram realmente Leopard's Leaps.

E fica o apelo: se reconhecerem qualquer coisa que valha a rolha, avisem!

Leigo Vinho disse...

Tô até com medo de ver o post sobre as pratas da casa.
Realmente, a enosobrevivencia na China está difícil.

General,
se vc cair de para-quedas em Mendoza acho que vamos ter que resgatá-lo de dentro de um dos enormes tonéis da Lopez.
Tá chamando urubu de meu louro.

BK,
identificar vinho por uma foto de celular tirada num supermercado e postada da China!!!!
Vai entender de vinho assim lá na ...

General disse...

LV, temos que estudar a missão Mendoza! O senhor estará na vanguarda! Vamos fazer uma LV-WL qualquer dia (ano) desses!

BK está reconhecendo tudo o que é bino de qualidade. Mas vou levar uma garrafa chinesa pra ele. Vai chamar "dia a dia" de premier grand cru!

Leigo Vinho disse...

Quem sabe não façamos uma missão conjunta à Mendoza.
Se bem que do jeito que o Bk anda, é capaz de dizer que ele não visita qualquer vinícolazinha de segunda como Catena, Terrazas, Achaval Ferrer e outras.